person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Os melhores filmes pela crítica gaúcha

Votação da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) foi divulgada ontem

Filme ‘Aos Olhos de Ernesto’, com Gabriela Poester e Jorge Bolani | Foto: FABIO REBELO / DIVULGAÇÃO / CP

Foi divulgada ontem a lista dos melhores filmes de 2020 eleitos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), em diferentes categorias. Na categoria Melhor Longa-metragem Gaúcho, o eleito foi “Aos Olhos de Ernesto”, dirigido pela cineasta Ana Luiza Azevedo, que também assina o roteiro ao lado de Jorge Furtado. Este drama é protagonizado pelo ator uruguaio Jorge Bolani, que interpreta um viúvo que mora sozinho e está perdendo a visão. Ele começa a conversar com uma jovem passeadora de cães que passa a frequentar seu prédio, personagem vivida pela atriz Gabriela Poester. Uma inesperada amizade nasce entre eles. 
Na categoria Melhor Longa-metragem Estrangeiro, venceu “Retrato de uma Jovem em Chamas”, de Céline Sciamma. Ambientado na França do século XVIII, este drama aborda a impossibilidade das mulheres decidirem sobre seu destino em um período em que os casamentos eram arranjados. 
Na categoria longa-metragem brasileiro, houve empate entre “Pacarrete”, de Allan Deberton, e “Sertânia”, de Geraldo Sarno. O Destaque Gaúcho - Prêmio Luís César Cozzati também teve dois ganhadores: Coletivo Macumba Lab e Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema.
Na categoria curta-metragem gaúcho, o ganhador foi “Construção”, dirigido por Leonardo da Rosa (Pelotas), que já havia sido destaque no Festival de Cinema de Gramado do ano passado, tendo a questão da falta de moradia seu ponto central. Após uma mãe e seus filhos serem despejados, ela resolve construir a própria casa. 
Participam da associação jornalistas da área de Cultura, professores universitários e pesquisadores. Do Correio do Povo, votaram os jornalistas Adriana Androvandi, Chico Izidro e Marcos Santuario.