person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Oscar 2024: conheça os dez atores indicados ao prêmio

Entre os favoritos a Melhor Ator está Cillian Murphy por sua atuação em “Oppenheimer”

| Foto: Montagem CP

O Oscar 2024 nas categorias Melhor Ator e Ator Coadjvunte traz nomes conhecidos do cinema, como o veterano Robert De Niro e os famosos Bradley Cooper e Ryan Gosling.

A cerimônia do Oscar 2024 será neste domingo, dia 10 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A premiação será transmitida na TV a cabo, pela TNT, e no streaming, na Max (HBO).

Melhor Ator

Bradley Cooper - “Maestro”

Bradley Cooper, 49 anos, é ator e diretor da cinebiografia de Leonard Bernstein. O filme acompanha o relacionamento do maestro norte-americano com a atriz costarriquenha Felicia Montealegre, em meio a sua ascensão profissional.

Cillian Murphy - “Oppenheimer”

No filme, com produção dirigida por Christopher Nolan, Cillian interpreta o físico J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica.

Com 47 anos e há 25 anos na indústria cinematográfica, Murphy é conhecido por sua atuação como Thomas Shelby na série ‘Peaky Blinders” (2013 a 2022).

Colman Domingo - “Rustin”

No longa, com direção de George C. Wolfe, Colman vive o ativista negro e gay Bayard Rustin e a sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos diante de um cenário racista e homofóbico.

Colman, 54 anos, é também escritor, diretor e produtor estadunidense conhecido por interpretar Victor Strand em ‘Fear the Walking Dead’ (2015).

Jeffrey Wright – “Ficção Americana”

O filme, baseado no romance “Erasure”, de Percival Everett, é escrito e dirigido por Cord Jefferson. Na trama, Jeffrey interpreta Thelonious “Monk” Ellison, um acadêmico negro, frustrado com a popularidade de livros que perpetuam estereótipos raciais nos Estados Unidos.

Com 48 anos, Jeffrey ficou conhecido por seus papeis marcantes na franquia 007, principalmente, em ‘Cassino Royale’, e na série ‘Westworld’.

Paul Giamatti - “Os Rejeitados”

Com direção de Alexander Payne, a história gira em torno da difícil missão do professor Paul, papel Paul Giamatti, de permanecer, em pleno Natal, no campus onde leciona apenas para garotos.

Giamatti, 55 anos, é um ator premiado com sucesso no cinema e em séries, como ‘Billions’.

  • Melhor Ator Coadjuvante

Sterling K. Brown - "American Fiction”

Além de estrelar produções como “Pantera Negra” e “O Predador”, Sterling K Brown vive o cirurgião Clifford Ellison, irmão do protagonista Monk no longa ‘American Fiction”.

Mark Ruffalo - “Pobres Criaturas”

Na trama, Ruffalo interpreta Duncan Wedderburn, um cafajeste que se interessa por Bella Baxter, um criatura em busca de liberdade, interpretada por Emma Stone.

Ruffalo recebeu sua primeira indicação ao Oscar como ator coadjuvante no drama ‘Minhas Mães e Meu Pai’ (2010).

Robert De Niro - “Assassinos da Lua das Flores”

Na história, que narra uma série de assassinatos dos indígenas Osage, o ator vive o pecuarista William Hale, que convenceu o próprio sobrinho Ernet Burkhart, papel de Leonardo Di Caprio, a se casar com Mollie Kile, personagem de Lily Gladstone, para melhorar as condições de reinvindicações das terras preciosas.

De Niro, 80 anos, é conhecido por suas parcerias com o cineasta Martin Scorsese e contabiliza vária premiações, incluindo dois Oscars, um Globo de Ouro, o Prêmio Cecil B. DeMille e um prêmio Screen Actors Guild Life Achievement.

Robert Downey Jr. - “Oppenheimer”

No longa, Downey interpreta o antagonista Lewis Strauss, o ex-presidente da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos que trabalhou com J. Robert Oppenheimer, papel de Murphy.

No BAFTA, ela já ganhou o prêmio de Melhor Ator Doadjuvante por Oppenheimer”

Ryan Gosling - “Barbie”

No filme, Ryan interpreta o Ken principal da história que traz questões patriarcais em uma sociedade moderna e machista.

Entre seus filmes mais famosos estão ‘Tudo Pelo Poder’ (2011), ‘A Grande Aposta’(2015) e ‘La La Land’ (2017), pelo qual foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante. O ator está escalado para se apresentar no Oscar, interpretando a canção "I’m Just Ken" do filme “Barbie”.

Correio do Povo