person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ospa faz concerto dedicado ao legado de Heitor Villa-Lobos nesta terça

Apresentação da Série Ufrgs contará com três obras do compositor

"Festival Villa-Lobos" será apresentado no Salão de Atos da Ufrgs | Foto: Ana Eidam / Divulgação / CP
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza, nesta terça-feira, o "Festival Villa-Lobos", um concerto dedicado ao legado de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A apresentação ocorre às 20h30min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110), com ingressos a R$ 30 (inteira), e faz parte da Série Ufrgs.

Regida pelo maestro Roberto Tibiriçá, a Ospa executa três obras de Villa-Lobos, cujo nascimento completa 130 anos de 2017. "Choros nº 6" será a primeira do programa. A peça foi escrita em 1926 e é inspirada nos elementos da natureza do sertão e incorpora instumentos como o tamborim, a cuíca e o reco-reco.

Na sequência, os músicos interpretam "Bachianas Brasileiras nº 4", que foi originalmente composta para piano solo e, em 1941, ganhou uma versão orquestral. É dividida em quatro movimentos, escritos separadamente em 1930, 1931, 1935 e 1936: “Prelúdio (Introdução)”, “Ária (Cantiga)”, “Coral (Canto do Sertão)” e “Dança (Miudinho)”. Para encerrar a noite especial, a Ospa toca o "Choros nº 9", de 1929, obra que foi dedicada, sete anos mais tarde, a Arminda Neves de Almeida, violinista que, posteriormente, tornou-se esposa de Villa-Lobos.

Grande expoente da música brasileira moderna, Villa-Lobos começou a compor aos 19 anos e realizou uma intensa pesquisa sonora direcionada ao folclore nacional para formar suas composições. Ao longo de sua trajetória, elaborou cerca de mil obras, incluindo série de choros e concertos para violão.

Correio do Povo