person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ospa Live destaca obras da juventude de Debussy e Rachmaninov

Repertório será para trio, com cordas e piano

Leonardo Bock (violino), Érico Bezerra (piano) e Tácio César Vieira (violoncelo) tocam diretamente da Casa da Ospa | Foto: Carol Chaves

Neste sábado, a 17ª edição do projeto Ospa Live busca projetar o início da carreira de dois dos maiores nomes da música de concerto, a partir das 17h, ao vivo, pelo canal do YouTube da Ospa. Músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e um convidado interpretam “Piano Trio in G major, L5” de Claude Debussy (1862-1918), e “Trio Élégiaque Nº 1 em sol menor” de Sergei Rachmaninoff (1873-1943), ambas escritas quando os compositores tinham 18 anos. O acesso à transmissão é gratuito. 

A apresentação ficará a cargo de Érico Bezerra (piano), Leonardo Bock (violino) e Tácio César Vieira (violoncelo), sob a direção artística do maestro Evandro Matté. A peça de Debussy foi elaborada em 1880, em uma viagem para a Itália com Nadezhda von Meck, a patrona de Tchaikovsky. O material, que se perdeu, foi encontrado mais de 100 anos depois e revela um frescor melódico, bem como inflexões e frases típicas do compositor francês. Por sua vez, a composição do russo, que contém um único movimento, foi composta cerca de duas semanas antes de sua estreia, em 1892, em Moscou. Na ocasião, além da obra autoral, Rachmaninoff interpretou Liszt, Chopin e Tchaikovsky, que teve grande influência em seu trabalho. 

Vera Pinto