person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ospa realiza concerto gratuito em Porto Alegre nesta terça

Com convidados especiais, apresentação encerra temporada 2018 da orquestra

Orquestra interpreta trechos de óperas, música latino-americana e um repertório natalino neste evento | Foto: Maí Yandara / Divulgação / CP
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) encerra a temporada 2018 com um concerto gratuito em sua Casa da Música (Av. Borges de Medeiros, 1501). A apresentação ocorre nesta terça-feira, a partir das 21h, e conta com distribuição de senhas de acesso até as 18h desta segunda e das 12h30min até as 21h de terça.

Com regência de Evandro Matté, a orquestra interpreta trechos de óperas, música latino-americana e um repertório natalino neste evento. O acordeonista gaúcho Renato Borghetti, a soprano Elisa Machado, o grupo Expresso 25, o Coro Sinfônico da Ospa e o pianista Pablo Trindade são os convidados especiais da Ospa para esta noite.

O programa inicia com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”. A peça é do compositor norte-americano Leonard Bernstein, cujo centenário de nascimento é lembrado em 2018. Depois, são executadas a abertura da ópera “Nabucco”, de Giuseppe Verdi, e “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II.

Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com a clássica “Merceditas”, do compositor argentino Ramon Sixto Rios, e “Barra do Ribeiro”, do gaúcho Guinha Ramires. Renato Borghetti é o solista destas duas canções.

A expressividade da música popular brasileira ganha vida na sequência com “O Bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Vitor Martins, e “Redescobrir”, de Gonzaguinha. Para interpretar estas duas músicas, o grupo Expresso 25, coral porto-alegrense que conta com 30 vozes, une-se à Ospa e ao pianista Pablo Trindade no palco da Casa da Música.

Na segunda parte da exibição, o clima natalino domina o concerto. “Christmas Festival”, de Leroy Anderson, e “Ó Noite Santa”, de Adolph Adam, são revisitadas. As emblemáticas “Laudate Dominum”, de Wolfgang Amadeus Mozart e “Hallelujah”, de Georg Friedrich Händel, completam o repertório. A participação da soprano Elisa Machado e dos cantores do Coro Sinfônico da Ospa abrilhantam a apresentação nesta seleção.

Correio do Povo