person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ouviravida homenageia Gilberto Gil em espetáculo musical gratuito

Apresentação aberta à comunidade ocorre na tarde deste sábado, na Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro, localizada no Jardim Carvalho, em Porto Alegre

Cerca de 200 crianças sobem ao palco, apresentando músicas com flauta doce, percussão e canto, mostrando à comunidade o que aprenderam nos últimos semestres de aulas do projeto. | Foto: Sofia Cortese / Divulgação / CP

Os 80 anos de Gilberto Gil são o tema do espetáculo que o projeto social Ouviravida – Educação Musical Popular apresentará neste sábado, às 16h, na Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro (Rua Um, 140, Vila Cefer II). Cerca de 200 crianças sobem ao palco, apresentando músicas com flauta doce, percussão e canto, mostrando à comunidade o que aprenderam nos últimos semestres de aulas do projeto. Além de canções conhecidas do cantor e compositor baiano, haverá outras obras específicas para destacar as habilidades das crianças em cada instrumento. A entrada é gratuita.
 
Idealizado pelo maestro Tiago Flores, o Ouviravida oferece aulas gratuitas para crianças da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. O objetivo é promover a educação musical popular e trabalhar a autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta com a coordenação pedagógica de Nise Franklin e com uma equipe de professores formada por Lucas Kinoshita, Isac Costa, Daiana Fulber, Angelo Primon, Leonardo Perroni e Matheus Kleber. As aulas ocorrem no Centro São José e Perpétuo Socorro – entidades beneficentes que atendem crianças e jovens no turno inverso ao da escola.
 
O projeto surgiu em 1999 e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois, em 2017. Atualmente, o Ouviravida atende cerca de 200 crianças, com aulas de canto, flauta, percussão, flauta transversal, teclado, gaita, violão e trompete. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Dufrio, com financiamento é do Pró-Cultura RS.  

 

Correio do Povo