person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Paixão Côrtes é homenageado na 1ª Invernada Farroupilha

Evento reuniu tradicionalistas em Porto Alegre, neste domingo

Evento no Araújo Vianna homenageou Paixão Côrtes | Foto: Alina Souza
Uma bela homenagem ao folclorista Paixão Côrtes foi prestada ao final da tarde deste domingo no auditório Araújo Vianna, ampliando a integração de Porto Alegre às celebrações da Semana Farroupilha. Centenas de pessoas prestigiaram a 1ª Invernada Farroupilha - Paixão Côrtes 2018 - Mostra de Dança, na qual 10 grupos de dança de Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) arrancaram fortes aplausos do público.

Integrantes jovens de grupos de dança destacaram a importância do homenageado. Do CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre), Luis Felipe Mattana lembra Paixão como aquele que "nos ensinou a nossa tradição". Seu colega Guilherme Bersagui, acrescentou que "sem Paixão não haveria invernada cultural gaúcha, pois foi ele quem pesquisou", e Elisiane Duarte concluiu: "Paixão resume a cultura artística gaúcha".

Para o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, a 1ª Invernada inclui a Semana Farroupilha na agenda cultural oficial de Porto Alegre. A cidade, observou, se soma a todas as manifestações culturais das tradições gaúchas. O coordenador do Centro Municipal da Dança, da secretaria da Cultura, Airton Tomazzoni, falou da importância de se usar um equipamento público de qualidade, como o auditório Araújo Vianna, para se reunir as gerações em torno da cultura gaúcha.

A saudação a Paixão na 1ª Invernada, na avaliação do apresentador, diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, da secretaria estadual da Cultura, Clóvis Rocha, é um tributo merecido a "um ícone da tradição que conseguiu resgatar, junto com Barbosa Lessa, o mito do ser gaúcho". A leveza, graça, alto nível técnico e entrosamento nas danças apresentadas transformaram o evento num espetáculo visual e cênico que emocionou e levou muitas pessoas às lágrimas.

Compareceram ao auditório grupos de dança mirim, adultos e veteranos dos municípios, além de Porto Alegre e Gravataí, de Campo Bom, Farroupilha, Canoas, São Leopoldo e Osório. Diversos estilos de dança foram apresentados, como a chimarrita, chula, pezinho, cana-verde, xote, balaio e rancheira. A apresentação foi gratuita ao público.

Heron Vidal