person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Para se enamorar com Os Eles no CP ao Vivo

Live terá banda formada na Faculdade de Medicina da Ufrgs no fim de 1984, que foi sucesso até 1988 e voltou em 2017

Formação mais atual, agora em sexteto, da banda Os Eles, que voltou à ativa em 2017 | Foto: Ilton Carangacci / Divulgação / CP

Uma banda que foi uma verdadeira febre na metade dos anos 1980 é a atração de dia dos namorados da live Correio do Povo ao Vivo Lá em Casa nesta sexta-feira, às 18h, pelas plataformas digitais do CP: Facebook, Youtube e Twitter. O apresentador e editor do Arte & Agenda, Luiz Gonzaga Lopes, conversa com os três remanescentes da formação original (o atual grupo é um sexteto): Leandro Branchtein no vocal, Dannie Dubin e Léo Henkin nos violões.

A banda começou no 1º ano da faculdade de Medicina da Ufrgs, numa guerra de giz, depois de uma aula de Bioquímica, quando Leandro e três colegas saíram pela Redenção compondo as primeiras músicas. Depois disso, tocaram em festas da turma, só voz e violão. No 3º ano, eles foram convidados pra tocar numa festa no Bar da Medicina e incrementaram com guitarra e bateria (não tinham baixista). Aí entraram os irmãos Dannie e Regis. Conforme depoimento do produtor Ilton Carangacci, para o show, eles viram que precisavam de um nome, Os Eles, criação coletiva de toda turma antes de uma aula de Semiologia na Santa Casa. “O primeiro show foi sucesso e gerou outro na Medicina e outro na Arquitetura. Os colegas da Medicina acharam que era demais conciliar a banda e a faculdade e saíram da banda. Entrou o Darwin no baixo e, depois, o Leo na guitarra solo”, lembra Ilton, que também começou a produzir nesta época.

O início da banda é considerado o final de 1984, mas o sucesso veio em 1985, com shows em todo o Rio Grande e Santa Catarina. Em 5 de outubro daquele ano tocaram no Gigantinho ao lado de Paralamas, RPM e Leo Jayme, no Atlântida Rock Sul Concert. Assim, juntaram grana para gravar o LP independente “Às Vezes se Perguntam”, em janeiro de 1986. Em janeiro de 1987 assinaram contrato com a Polygram e gravaram em março no estúdio da Barra da Tijuca e lançaram o LP “Entre o Verde e o Amarelo”. Nesse ano, eles dividiram palco com Legião Urbana no ginásio do Petrópole Tênis Clube. A banda acabou em 31 de janeiro de 1988 e voltou em abril de 2017. Entre os sucessos que serão mostrados pelo trio original estão “Às Vezes se Perguntam”, “R.U.”, “American Way of Life”, “Entre o Verde e o Amarelo”, “Silicone” e “Só Imagem”.
 

Correio do Povo