person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Passeio para apreciar a arquitetura de projeto de Joseph Lutzenberger será realizado no sábado

Evento integra atividades alusivas ao bicentenário da imigração alemã no Brasil

Fundação Pão dos Pobres promove visita mediada sobre o legado do arquiteto Joseph Lutzenberger | Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação / CP

A restauração das fachadas internas da Fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio segue em andamento. Projetado em 1925 pelo arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger, o monumental prédio foi tombado em 2014 pelo município de Porto Alegre, em função de suas características arquitetônicas e por sua relevância histórica. Como parte das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil, a Casa da Memória Unimed Federação/RS apresenta a mostra “Lutzenberger Universal”, que segue em cartaz e pode ser visitada até o dia 3 de julho no espaço na rua Santa Terezinha, 263.

A mostra, com curadoria de José Francisco Alves, conta com cem obras de arte e desenhos de projetos arquitetônicos de autoria de Lutzenberger.

Neste sábado 27 de abril, às 10h, ocorre a visita mediada à Fundação Pão dos Pobres (Rua da República, 801), com participação de membros da entidade e do arquiteto Lucas Volpatto, responsável pelo restauro do prédio. A atividade é gratuita, com vagas limitadas, por é necessário fazer inscrição prévia, pelo link disponível na bio do Instagram @casadamamoriaunimedrs.

Concerto

No domingo, dia 28 de abril, a Ospa retoma a sua Série Igrejas. O concerto ocorre no Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres (Rua da República, 838, ao lado da Fundação Pão dos Pobres), às 18h. Para marcar a ocasião especial, a orquestra terá a companhia do Coro Sinfônico da Ospa, que realiza sua primeira apresentação em 2024, e dois cantores convidados, Santiago Vidal e Alfonso Mujica.

O maestro Manfredo Schmiedt comanda a apresentação, que leva o nome “Puccini 100”, em homenagem ao compositor italiano Giacomo Puccini, cuja morte completa 100 anos em 2024. Para o concerto, a entrada é franca e por ordem de chegada.

Correio do Povo