person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Paulinho da Viola retorna a Porto Alegre em outubro

O cantor passa pelo Brasil com a turnê que celebra os seus 80 anos de idade

| Foto: LEO AVERSA / Divulgação

Paulinha da Viola, uma das figuras mais consagradas da MPB, vai retornar a Porto Alegre, no palco do Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685), no dia 26 de outubro. O cantor e compositor há algum tempo excursiona pelo Brasil com a turnê que celebra os seus 80 anos de idade.

A “Turnê 80 Anos” passou por 15 estados em 2023. No final de março, o cantor vai transformar esse espetáculo também em um DVD, que gravado no Rio de Janeiro. O artista, que foi vencedor do Grammy Latino 2021 na categoria “melhor álbum de samba/pagode” com o disco “Sempre Se Pode Sonhar”, tem uma obra aclamada também no exterior.

Paulinho da Viola cresceu num ambiente naturalmente musical. Na sua infância em Botafogo, bairro tradicional da zona sul do Rio de Janeiro, ele teve um contato constante com a arte através do pai, o violonista César Faria e integrante do conjunto Época de Ouro. Nos ensaios do grupo, Paulinho conheceu Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre muitos outros artistas que se reuniam para cantar choros, valsas e sambas de diferentes épocas.

Sua carreira, iniciada com o disco “Paulinho da Viola” em 1968, hoje, quase seis décadas depois, é vista como um elo entre diversas vertentes da música popular brasileira e marca as suas incursões em composições para o violão. Um dos maiores representantes do samba e herdeiro do legado de músicos como Cartola, Candeia e Nelson Cavaquinho, Paulinho mostra que está sempre se renovando e produzindo, mas sem abandonar os seus princípios e valores estéticos.

Correio do Povo