person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Paulo Stucchi, finalista do Prêmio Jabuti, estará em Três Coroas neste sábado

Ele lança "Um de nós foi feliz", livro ambientado no Rio Grande do Sul e na Alemanha nazista

Paulo Stucchi é jornalista, psicanalista e escritor | Foto: YouTube / Frame

O escritor Paulo Stucchi, finalista do Prêmio Jabuti, estará em Três Coroas neste sábado, dia 2 de julho, para o evento de lançamento do livro "Um de nós foi feliz". O enredo, ambientado no Rio Grande do Sul e na Alemanha nazista, é inspirado na história real de Tania Girke Volkart, gaúcha que mora na cidade. A sessão de autógrafos será das 15h às 18h, na Biblioteca Municipal Balduíno Robinson, na Avenida Santa Maria, Centro de Três Coroas.  

Para os fãs de romances históricos, este é mais um presente de Stucchi: ele também é autor de "O triste amor de Augusto Ramonet", que se passa durante o golpe de Estado de Pinochet; "Menina - Mitacuña", que tem como pano de fundo a Guerra do Paraguai; além de "A Filha do Reich".

Prefaciado por Marcos Piangers e Claufe Rodrigues, lançamento do escritor Paulo Stucchi manifesta as dores causadas pela ideologia que repercutem até os dias atuais

No cemitério de Marburg, na Alemanha, em um dia frio de inverno, uma mulher está em frente a uma lápide, acompanhada apenas por uma sombra que a persegue há muitos anos. Ela decidiu viajar até o país unicamente para visitar esse túmulo: é lá onde estão os restos do homem que sempre foi um mistério: o próprio pai, Jonas. A mulher é Susana Schunk, protagonista do novo romance histórico de Paulo Stucchi, escritor finalista do Prêmio Jabuti.

A personagem de "Um de nós foi feliz" é inspirada em Tania Girke Volkart, gaúcha de Três Coroas. Ela presenciou o relacionamento abusivo dos pais e cresceu com o sentimento de rejeição e culpa. Entre o passado da família na Alemanha nazista e o presente no Rio Grande do Sul, a obra publicada pela Maquinaria Editorial repercute as dores provocadas pela ideologia durante o período de ascensão e também nos dias atuais.

Prefaciado por Marcos Piangers e Claufe Rodrigues, o livro consagra o estilo narrativo histórico iniciado pelo autor em O triste amor de Augusto Ramonet, que se passa no Chile de Salvador Allende, durante o golpe de Estado de Pinochet. Na sequência, Paulo escreveu o romance Menina – Mitacuña, que tem como pano de fundo a Guerra do Paraguai. Até então, o grande destaque foi a indicação de A Filha do Reich ao Jabuti, mas Um de nós foi feliz é uma evolução de seu jeito único de contar histórias baseadas em fatos.

 

Paulo Stucchi é jornalista, psicanalista e escritor. Em 2013, publicou "Menina", romance que se passa na Guerra do Paraguai (1864-1870). O livro foi traduzido para espanhol e ganhou destaque na imprensa paraguaia, estando esgotado no país. É também autor de "No fundo do rio" e "A filha do Reich", finalista do Prêmio Jabuti em 2020.

 

Correio do Povo