person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Peça em Porto Alegre celebra 35 anos de carreira de Ana Beatriz Nogueira

"Um Dia a Menos" é adaptação de um dos últimos contos de Clarice Lispector

Ao longo de sua carreira, Ana Beatriz Nogueira contabiliza mais de uma dezena de filmes, 17 trabalhos na televisão e 14 espetáculos de teatro | Foto: Dalton Valerio / Divulgação / CP

Um dos últimos contos escritos por Clarice Lispector (1920-1977), no ano de sua morte, “Um Dia a Menos” ganhou versão adaptada e dirigida por Leonardo Netto, protagonizada por Ana Beatriz Nogueira, nas celebrações de seus 35 anos de trajetória. O texto que fala da solidão e dos possíveis muros que às vezes levantamos, sem perceber, ao nosso redor, chega a Porto Alegre para apresentação única hoje, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). 

Na trama, Margarida vive só, desde que sua mãe morreu, na mesma casa onde nasceu e cresceu. A empregada doméstica da vida inteira está de férias e não há mais ninguém por perto. Diante da árdua tarefa de atravessar mais um dia inteiro sozinha, dentro de casa, ela cumpre seus rituais diários: esquenta sua comida, almoça, torce para que o telefone toque e vai buscando o que fazer até a hora do jantar, quando finalmente anoitece. Esgotada pela repetição infinita, um dia a mulher tem um rompante inesperado.

“O que mais me atrai neste texto é a humanidade da personagem criada pela autora. Esta personagem que tem como árdua a tarefa de atravessar um dia inteiro”, explica a atriz, que contabiliza mais de uma dezena de filmes, 17 trabalhos na televisão e 14 espetáculos de teatro.

Correio do Povo