person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Petição solicita remoção de estátua de Woody Allen em cidade na Espanha

Organização Feminista de Asturias fez pedido ao governo de Oviedo em meios a acusações de assédio

Estátua em bronze foi construída em 2003 | Foto: YouTube / Reprodução / CP
Não é nenhum segredo que Woody Allen amou a cidade de Oviedo. O cineasta de 83 anos descreveu a municipalidade no norte da Espanha como "deliciosa, exótica, bela, limpa, amável e apropriada para pedestres", e rodou seu aclamado filme "Vicky Christina Barcelona", de 2008, lá. O local retribui o zelo e, em 2002, ele foi condecorado com o prêmio mais prestigiado das artes do país, o "Príncipe de Astúrias". Um ano depois, o governo inaugurou uma estátua em tamanho real do diretor em uma rua de comércio.

Agora, um grupo de mulheres quer que o tributo seja retirado. O pedido vem por meio de uma petição à administração da cidade em função das alegações de que o diretor teria molestado Dylan Farrow quando ela tinha sete anos, em 1992. A menina foi adotada pelo cineasta e Mia Farrow, sua ex-namorada, e o abuso teria sido um dos motivos do rompimento da relação. Na semana passada, Dylan reafirmou a história e pediu que o mundo acreditasse nela. Em resposta, Allen negou as acusações e afirmou que a garota "aproveita cinicamente do movimento antiassédio para relançar acusações desacreditadas".

A Organização Feminista de Asturias, requerente da remoção da estátua, diz que o homenageado é um "abusador e pervertido". Representantes de Oviedo já afirmaram que considerarão a proposta em uma futura reunião. Construída em em bronze pelo artista espanhol Vincente Menendez Santarua, a escultura tornou-se um ponto turístico local e o próprio cineasta já passou por lá para tirar fotos.

Correio do Povo