person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prêmio Jabuti entra na reta final com Chico Buarque entre os finalistas

A cerimônia de premiação do Jabuti será no dia 26 de novembro, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro

Chico Buarque, finalista do Jabuti 2020, ganhou o Camões em 2019 | Foto: Facebook / Divulgação / CP

O Prêmio Jabuti 2020 revelou nesta quinta-feira, 5, a última lista de finalistas de sua 62ª edição. Na categoria romance, concorrem Maria Valéria Rezende (Carta à Rainha Louca) e Chico Buarque (Essa Gente). Ambos já se encontraram na edição de 2015 - ela ganhou com Quarenta Dias. Também estão na lista Adriana Lisboa (Todos os Santos), Paulo Scott (Marrom Amarelo) e Itamar Vieira Junior (Torto Arado).

São, ao todo, 20 categorias, e nesta nova lista anunciada pelo Jabuti estão os cinco finalistas de cada uma delas - a lista com os 10 finalistas saiu em outubro. Nélida Piñon, Djamila Ribeiro, Laurentino Gomes e Ailton Krenak também estão no páreo.

Obras que abordam a questão racial e a luta antirracista se destacam, assim como a presença de editoras pequenas - exceto na categoria Romance literário, que tem quatro finalistas do Grupo Companhia das Letras (três deles do selo Alfaguara) e um da Todavia.

Alguns autores gaúchos e editoras com sede no Estado estão na disputa. Na categoria romance, concorre Paulo Scott, (“Marrom Amarelo”, Companhia das Letras). No conto, está Veronica Stigger (“Sombrio Ermo Turvo”, Todavia). Na categoria Juvenil, está “Rabiscos”, de Luís Dill (Positivo); Na categoria Romance de Entretenimento, a gaúcha Nikelen Witter concorre com “Viajantes do Abismo” (Avec Editora). As editoras gaúchas Zouk, Penalux e Avec têm escritores e obras indicadas ao Jabuti. 

A cerimônia de premiação do Jabuti, quando também será conhecido o vencedor do Livro do Ano, será no dia 26 de novembro, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 5 mil e a estatueta do prêmio, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que leva só a estatueta. O autor do Livro do Ano (concorrem os vencedores dos eixos Ensaios e Literatura) ganha R$ 100 mil.

Maria Fernanda Rodrigues, de AE, e Luiz Gonzaga Lopes