person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Presidente Lula e ministra Margareth Menezes participam da abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá

Brasil é o país convidado de honra da FILBo 2024, com abertura nesta quarta-feira, dia 17, e levará delegação com 29 escritores

| Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participam, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, da cerimônia de abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024), na Colômbia. O Brasil é o país convidado de honra da 36ª edição do evento que será realizado entre os dias 17 de abril e 2 de maio de 2024. As presenças do presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, e do ministro da Cultura, Juan David Correa, também foram confirmadas.

A comitiva do MinC conta, também, com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba; do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Jéferson Assumção; da subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecilia de Sá; do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Rodrigues; e do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi.

Brasil na FILBo

O Ministério terá uma vasta programação literária e cultural. Além de um pavilhão principal na feira, o Brasil levará uma delegação com 29 escritoras, escritores e quadrinistas. Confira nomes dos participantes:

Ailton Krenak, Amílcar Bettega, André Miranda, Auritha Tabajara, Bernardo Carvalho, Bia Barros, Daiara Tukano, Daniel Munduruku, Eliane Marques, Eliane Potiguara, Estevão Azevedo, Evando Nascimento, Gabriel Góes, Gabriela Güllich, Geovane Martins, Guilherme Gontijo Flores, Jefferson Costa, João Carrascoza, Juliana Russo, Luciany Aparecida, Marcelino Freire, Marcello Quintanilha, Mário Araújo, Paulliny Tort, Rafael Coutinho, Raphael Montes, Rita Carelli, Roger Mello e a autora convidada da programação literária Ángela Cuartas contribuirão com a difusão da literatura brasileira. A curadoria é da poetisa Stephanie Borges.

Para participar das jornadas profissionais, rodadas de negócios e dos encontros de promoção da leitura e da literatura, o Governo Federal também levará editores, livreiros, mediadores e promotores de leitura. A participação brasileira na FILBo 2024 resulta de uma ação conjunta entre MinC e Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Bogotá, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco). 

O Brasil foi homenageado da FILBo outras duas vezes, na 8ª e na 25ª edição do evento, em 1995 e 2012, respectivamente. 

Correio do Povo