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Verão

Especial

Produtora do show de Bon Jovi em Porto Alegre é notificada pelo Procon

Órgão investiga abusividade de taxas em compras online de ingressos

Banda se apresenta na Capital no dia 19 de setembro | Foto: David Bergman / Divulgação / CP
O Procon Porto Alegre notificou a Hits Entretenimento, produtora do show do Bon Jovi em Porto Alegre, após receber reclamação de consumidores sobre taxas cobradas na venda online de ingressos. As entradas começaram a ser comercializadas na última quarta-feira e a apresentação ocorre no dia 19 de de setembro no estádio Beira-Rio. 

O órgão está investigando abusividade na cobrança de taxa de conveniência e taxa de entrega de ingresso nas compras realizadas pela Internet, além de prática de publicidade enganosa. Além disso, o Procon determinou que a empresa informe qual a conveniência oferecida para que se justifique a cobrança da taxa, bem como estabeleceu que a produtora cesse o custo extra das taxas de entrega e impressão de ingresso, sob pena de multa diária de cerca de R$ 3,9 mil. Ainda foi solicitado que a produtora informe, em 72 horas, a relação de todos os consumidores que adquiriram ingressos para o show do Bon Jovi na cidade.

A diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial, ressalta que a taxa de conveniência está sendo cobrada independente do número de ingressos adquiridos, mesmo que o serviço seja único. “Isto é, no caso do consumidor adquirir dois ou mais ingressos está sendo implementada a cobrança de taxa para cada ingresso adquirido, mesmo que com um único clique do mouse ou telefonema para o call center”, descreve Sophia. O Procon ainda classifica como "descabida" a cobrança de taxa de entrega do ticket, visto que impõe ao consumidor que pague um serviço que não existe, "pois ele mesmo executa a impressão do ingresso adquirido pela Internet", o que caracterizaria a imposição de onerosidade excessiva ao consumidor.

Procurada pela reportagem do Correio do Povo, a Hits Entretenimento, por meio de sua assessoria, informou que "foi notificada e vai responder ao Procon dentro dos prazos estabelecidos".

O Procon Porto Alegre também orienta consumidores a registrarem reclamações pela internet ou na sede do órgão, na Rua dos Andradas, 686, que funciona das 9h às 17h. A cada dia, 90 fichas de atendimento são distribuídas.

Correio do Povo