person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto "Brincante Teatro de Lambe-Lambe" tem apresentação hoje na Redenção

Após ter passado por quatro cidades da Região Metropolitana, o projeto estará, neste domingo, das 15h às 17h, na Redenção

Amanda Senna assina a iniciativa, que consiste em uma caixa cênica em miniatura | Foto: LU KRONBAUER / DIVULGAÇÃO / CP

O projeto “Brincante Teatro de Lambe-Lambe”, após ter passado por quatro cidades da Região Metropolitana, estará, neste domingo, das 15h às 17h, na Redenção. Amanda Senna assina a iniciativa, que consiste em uma caixa cênica em miniatura, que nos convida a olhar a relação do trabalho com a terra, desde o plantio à colheita, por meio das brincadeiras da cultura popular brasileira e seus mestres brincantes. 

“O espetáculo brincante propõe apresentar um pouco da cultura brasileira e sua relação primordial com o trabalho na terra. Através de um poema em cordel, conto um pouco sobre essa relação do plantio com os festejos populares”, explica Amanda, pernambucana radicada em Viamão. O projeto envolveu pesquisa, criação e qualificação cultural. Apesar de ser classificado como teatro, tem em si a presença das artes visuais pela plasticidade do boneco, além da música, dança e literatura de cordel.

Para a montagem da caixa, com sua iluminação e articulações, o projeto contou com o artista Tomás Piccinini, inventor do “Sonoras Automatas”. Thayan Martis, uma artista multidisciplinar, com ênfase na música, nas artes visuais e audiovisuais foi a responsável pelo cenário e elementos cênicos. Para a confecção das figuras, foi chamada a reconhecida artista, bonequeira, palhaça, poetisa e andarilha Genifer Gerhardt, que fez os bonecos com suas roupas e adereços, dialogando com a trilha sonora autoral criada por Gutcha Ramil e Dessa Ferreira. O roteiro é inédito enquanto teatro de lambe-lambe, mas foi premiado pelo Itaú Cultural e Instituto Alana dentro do projeto Infâncias Plurais, em 2020, quando foi apresentado num curta-metragem de dois minutos.

Correio do Povo