person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto "Interpretando.com" traz vídeos de textos teatrais

A estreia será com "Ingrata", com a Maia Maranhão, no dia 12 de setembro

Maia Maranhão apresentará “Ingrata”, peça sobre as relações desgastadas pelo estresse diário | Foto: Maia Maranhão / Divulgação / CP

O projeto “Interpretando.com” traz quatro textos de Vanius Rocha, pelo canal do Youtube chamado "A Insanidade dos dias atuais". O primeiro vídeo estreia, no dia 12 de setembro, com apresentação de "Ingrata", pela atriz Maia Maranhão. 

Os próximos serão lançados semanalmente, aos sábados, sendo o último dia 3 de outubro. A proposta da produtora cultural Náthaly Weber consiste em produzir e divulgar vídeos de textos de peças teatrais, sendo que a maioria nunca foi montado.

Além de Maia Maranhão, Leandro Silva (PI) encenará o texto “Somos outros Severinos”; Juliano Felix (RS), a “A voz negra”, e Patrik Simões (RS), “Hermes do Brasil”. Os textos foram escolhidos por abordarem temas atuais, como racismo, violência doméstica, democracia e xenofobia. 

“Ingrata” retrata as relações desgastadas pelo estresse diário. Uma sátira sobre as trágicas relações amorosas permeadas pela desconfiança, traições e ingratidões. Já “A voz negra” traz a lenda do “Negrinho do Pastoreio”, contada pelo próprio negrinho, devolvendo o protagonismo dele. 

Em ”Somos outros Severinos”, o texto relata a eterna saga de retirantes nordestinos e aborda discussões acerca da posse de terra e das relações de trabalho na zona rural. "Hermes do Brasil” é um monólogo sobre o regime militar, ressalta a importância da liberdade de expressão e da independência. 

“Interpretando.com” também tem como proposta contribuir financeiramente com esses artistas que se encontram com trabalhos suspensos, devido à pandemia. Todos os vídeos contam com recursos de acessibilidade, como legendas e descrição de imagem, além da audiodescrição.  

O formato do projeto respeita todas as medidas de distanciamento social, recriando os processos artísticos com o que tem em casa como câmera fotográfica, celular, reaproveitamento de figurinos e elementos de cena. O recurso para sua realização foi feita por meio do FAC Digital RS. 

 

 

 

Arte & Agenda