person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto multimídia mostra diversidade musical no Rio Grande do Sul

Primeira exibição será em sessão comentada no Santander Cultural, nesta quinta

Iniciativa viajou o RS registrando a música de cada região | Foto: Lucas Luz / Divulgação / CP
Registrar as diferentes faces que compõem o universo da música produzida no Rio Grande do Sul: esse foi objetivo do “Gema - projeto de pesquisa e registros multimídias”, que percorreu o Estado mapeando os elementos e a linguagem musical presente em tradições ancestrais e folclóricas do território gaúcho, transmitidas pela interação entre diferentes povos. O resultado, uma série de documentários curtos, será apresentado gratuitamente para o público numa sessão comentada nesta quinta-feira, a partir das 19h, no Santander Cultural (7 de Setembro, 1028), em Porto Alegre.

Idealizado pelo pesquisador e produtor cultural Lucas Luz, além dos vídeos, o programa inclui podcasts, fotos e textos, que serão publicados entre setembro e dezembro no site e na fanpage. Para a realização, Luz reuniu uma equipe de músicos e pesquisadores que viajou pelos quatro cantos do Estado realizando vivências e interações com diferentes músicos, mestres, grupos e comunidades tradicionais. Esses personagens terão sua história contada numa revista com fotos e um perfil, para distribuição gratuita em locais ainda não definidos.

No evento desta quinta, serão apresentados os cinco primeiros documentários, com bate-papo com a equipe que realizou o projeto. Depois, haverá sessões em Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul. Para o idealizador, o projeto representada a busca por quebra de preconceitos. “Traremos uma colaboração ao desenvolvimento do universo cultural do Rio Grande do Sul, apresentando, de forma didática, informações sobre alguns músicos e gêneros musicais praticados em nosso território”, explica.

Os protagonistas da narrativa são os índios Mbya-Guarani da Aldeia Tekoa Guaviraty Porã; o Regional do Ibicuí, formado por negros quilombolas; Bonitinho, guitar-hero conhecido por animar bailes e salões de CTGs pelo estado; Maçambique de Osório, formado por negros devotos de Nossa Senhora do Rosário; Goela Seca, bandinha típica alemã; Adelar Bertussi, um dos maiores gaiteiros do Brasil e grande divulgador do bugio, ritmo com origens indígenas; o suingueiro Luis Vagner; Antônio Carlos de Xangô, um dos mais velhos pais-de-santo do Estado; Mestre Paraquedas, mestre griô, e Mestre Renato, mestre de terno de reis e luthier de violas, violões, violinos, cavaquinhos e bandolins.

Assista ao trailer do projeto "Gema":



Confira a programação completa:

15/09: Sessão comentada em Porto Alegre: Santander Cultural
20/09: Lançamento online: Vídeos #1 e #2 – Aldeia Guarani Mbya Tekoá Guaviraty e Regional do Ibicuí
23/09: Sessão comentada em Canoas: Villa Mimosa (Guilherme Schell, 6270)
26/09: Lançamento online: Vídeo #3 – Bonitinho
10/10: Lançamento online: Vídeo #4 – Maçambique de Osório
11/10: Sessão comentada em Caxias do Sul: Teatro do SESC (Moreira César, 2462)
24/10: Lançamento online: Vídeo #5 – Bandinha Típica Alemã Goela Seca
7/11: Lançamento online: Vídeo #6 – Adelar Bertussi
14/11: Lançamento online: Vídeo #7 – Antônio Carlos de Xangô
21/11: Lançamento online: Vídeo #8 – Luis Vagner
02/12: Lançamento online: Vídeo #9 – Mestre Paraquedas
19/12: Lançamento online: Vídeo #10 – Mestre Renato

Correio do Povo