person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto reúne memórias da Cinemateca Capitólio

“Histórias do Capitólio” irá coletar fotografias e relatos pessoais dos frequentadores do local ao longo dos anos

Interessados podem enviar lembrança de uma sessão de cinema marcante, uma memória da infância ou da juventude, uma visita ao local, a lembrança de algum episódio narrado por familiares, uma foto do espaço, um recorte de jornal, entre outras recordações. | Foto: Ricardo Giusti

Você tem alguma história para contar sobre o Capitólio? É a partir dessa pergunta que a equipe da Cinemateca Capitólio está lançando o projeto “Histórias do Capitólio”, que visa construir e organizar uma memória coletiva em torno do espaço cultural. Coordenado pela historiadora Alice Dubina Trusz, propõe uma campanha de coleta de fotografias e relatos pessoais dos frequentadores do local ao longo dos anos. 

As imagens e os relatos podem estar relacionados a acontecimentos recentes, bem como a episódios e registros mais antigos, da época em que o Cine Capitólio esteve em atividade apenas como sala de cinema (1928-1994), antes da reforma que o transformaria na Cinemateca Capitólio, a partir de março de 2015. Pode ser uma sessão de cinema marcante, uma memória da infância  ou da juventude, uma visita ao local, a lembrança de algum episódio narrado por familiares, uma foto do espaço, um recorte de jornal, entre outras recordações. O projeto está sendo viabilizado a partir de uma emenda parlamentar do vereador Adeli Sell, com  a intenção de estreitar a relação da comunidade local com a instituição municipal e a divulgar as ações desenvolvidas no espaço, que tem como missão preservar e difundir a memória do cinema produzido no Rio Grande do Sul.
 
O material deve ser encaminhado para o e-mail historiasdocapitolio@gmail.com e ajudará a documentar a trajetória desse espaço tão importante na vida cultural de Porto Alegre. As imagens e relatos coletados poderão ser publicados nas redes sociais da Cinemateca Capitólio, passando a fazer parte de seu acervo. Os interessados devem enviar nome, telefone, endereço, profissão, e-mail, data de nascimento, data e autoria da foto e identificação dos que nela aparecem, além da história pessoal relacionada ao Capitólio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cinematecacapitolio@gmail.com. 

Correio do Povo