person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto "Tim Maia Racional" acontece no Ocidente Acústico

Três bandas se revezam homenageando o "síndico", nesta quinta-feira (22)

Nesta quinta-feira, dia 22, às 21h, acontece o show do Projeto "Tim Maia Racional" no Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960, Porto Alegre) | Foto: Cartaz do evento / Divulgação / CP

Nesta quinta-feira, dia  22, às 21h, acontece o show do Projeto "Tim Maia Racional" no Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960, Porto Alegre). Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla.

No mês em que Tim Maia faria aniversário, o palco do Ocidente recebe o Projeto "Tim Maia Racional" no Ocidente Acústico, edição 1060, fazendo uma homenagem ao artista.

Um pouco de história

Na década de setenta, Tim Maia participou da chamada "Cultura Racional" uma seita com base em conhecimentos extraterrenos que eram passados através do livro "Universo em Desencanto" dividido em 1023 volumes.

Em 1974 e 1975 o músico lançou dois discos nos quais todas as letras eram direcionadas para a divulgação da filosofia da "Cultura Racional". Após misteriosas desavenças, Tim Maia saiu da seita e retirou as cópias do disco de circulação. Apesar da maioria destes discos terem sido destruídos e completamente esquecidos pela mídia, restaram algumas cópias. 

Em 2008, mais um lance polêmico ocorreu: o produtor Dudu Marote encontrou por acaso as fitas do que seria o "Tim Maia Racional 3". As músicas são inéditas e a grande maioria está incompleta, pois Tim Maia encerrou subitamente as gravações deste disco e deixou de gravar vários instrumentos que estavam faltando.

Para desespero de uma grande gravadora que estava negociando o lançamento do disco com os herdeiros de Tim Maia, as músicas vazaram na internet e hoje podem ser ouvidas gratuitamente. O Projeto Tim Maia Racional resgata estes que foram os mais desconhecidos e ao mesmo tempo mais cultuados discos do saudoso "síndico da MPB". 

Músicos que fazem parte do projeto
Yanto Laitano: Voz e teclado
Chico Paixão: Guitarra e voz
Julio Porto: Guitarra
Leonardo Boff: Teclado e voz
Everton Velasques: Baixo
Zé Darcy: Bateria
Vicente Guedes: Bateria
Cristiano Sassá: Percussão e voz
Japonês: Voz

Realização: Rei Magro produções 

Correio do Povo