person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quadro de Picasso começa turnê em Hong Kong antes de ir a leilão

"Femme au béret et à la robe quadrillée" representa uma das musas do artista, Marie-Thérèse Walter

Obra irá será leiloada em Nova Iorque em 28 de fevereiro | Foto: Anthony Wallace / AFP / CP
Um quadro de Picasso que será leiloado no final de fevereiro - e do qual se espera que alcance pelo menos 50 milhões de dólares - começou nesta terça-feira uma turnê de exibição em Hong Kong, indicou a casa de leilões Sotheby's. A tela "Femme au béret et à la robe quadrillée" representa uma das musas de Picasso, Marie-Thérèse Walter, retratada em 1937. "De todos os estilos do artista em todas as décadas, essa obra é uma das que mais encarna o legado de Picasso como retratista de mulheres", disse Thomas Bompard, do Departamento de Arte Moderna da empresa.

A Casa de leilões expõe a obra em Hong Kong até sexta-feira. Depois, a tela segue para Taipé, Nova Iorque e Londres, onde irá a leilão em 28 de fevereiro. Marie-Therese começou seu relacionamento com Picasso como sua amante e professora quando tinha 17 anos e cometeu suicídio em 1977, quatro anos após sua morte. O artista pintou o retrato alguns meses depois de sua obra-prima "Guernica" ter sido concebida em 1937 nas profundezas da devastadora Guerra Civil espanhola.

Uma série de cem gravuras de Picasso, que lidam com suas obsessões eróticas e conflitos conjugais, bem como a turbulência política na década de 1930, foi comprada por 2,2 milhões de dólares em Paris por um colecionador americano sem nome revelado em novembro passado. Picasso detinha o recorde mundial da obra mais cara vendida em leilão com a "Les Femmes d'Alger (Version 0)", comercializada por 179,4 milhões de dólares em 2015. Contudo, no ano passado, "Salvator Mundi", de Leonardo da Vinci, foi vendido por históricos 450,3 milhões de dólares. O quadro irá para Louvre de Abu Dhabi.

AFP