person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quarta edição do Festival Literário Rastros do Verão inicia em 25 de fevereiro

Atividades ocorrem até 30 de março em diferentes espaços da capital gaúcha, sempre com entrada franca

Festival terá atividades sobre a obra de João Gilberto Noll | Foto: Adriana Franciosi / Divulgação / CP

Porto Alegre recebe a quarta edição do Festival Literário Rastros do Verão entre 25 de fevereiro e 30 de março em diversas livrarias e espaços culturais da cidade. Evento idealizado para homenagear a memória e o legado literário de João Gilberto Noll e comentar e ler a produção literária local mais recente, o festival ocorre em cinco livrarias da cidade, na Casa de Cultura Mario Quintana e no espaço Olho Mágico, com a presença de cerca de 60 autores e autoras. No dia de abertura, na livraria Paralelo 30, o festival conta com a participação do escritor Altair Martins e da professora e pesquisadora Rejane Pivetta, que irão comentar as principais temáticas da obra do escritor homenageado; no mesmo dia e local ocorre um bate-papo com a escritora Clara Corleone sobre sua mais recente publicação, o romance “Predadores” (L&PM, 2022). 

Em dois outros momentos o festival oferece atividades dedicadas à literatura de João Gilberto Noll, incluindo uma oficina de introdução à obra do autor. Na última década, a obra de João Gilberto Noll vem sendo traduzida e editada em diversos países, como EUA, França, Argentina, Espanha e Israel, onde foram publicados, entre outras, as traduções de "Lorde", “Harmada”, “Hotel Atlântico” e “O quieto animal da esquina”. Para o pesquisador e escritor Edson Migracielo, “desde a publicação de ‘O cego e a dançarina’, em 1980, até sua morte em 2017, João Gilberto Noll plasmou uma obra que inscreveu seu nome de forma inapagável na literatura brasileira. Mas sua excelência narrativa não é um ponto pacífico.”

Oficina gratuita

Migracielo, que organizou a publicação de “Educação natural, textos póstumos e inéditos” (Record, 2022), livro póstumo de Noll, ministra a oficina experimental “Introdução à escrita de João Gilberto Noll” nos dias 22, 23 e 28 de março às 18h30, na CCMQ. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail rastrosdoverao.festival@gmail.com.

A programação tem entrada franca e ocorre nas livrarias Baleia, Cirkula, Ladeira, Paralelo 30 e Taverna, na CCMQ, e no Espaço Olho Mágico.

Confira a programação completa no site.

Correio do Povo