person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quartchêto lança novo disco em Porto Alegre nesta quarta

Grupo de música instrumental está comemorando 15 anos de carreira

Terceiro álbum leva o nome da banda: "Quartchêto" | Foto: Pierre Kruze / Divulgação / CP
O Quartchêto, grupo de música instrumental formado por Júlio Rizzo (trombone), Luciano Maia (acordeon), Hilton Vaccari (violão) e Ricardo Arenhaldt (percussão), lança seu terceiro disco em Porto Alegre nesta quarta-feira. O show que apresenta o álbum ocorre no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº) a partir das 21h. O valor dos ingressos para a apresentação do quarteto, reconhecido pela qualidade sonora e pela simbiose cultural da sua música, baseada na integração cultural campesina do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, varia entre R$ 20 e R$ 60. As entradas podem ser adquiradas na bilheteria do local.

O disco começou a ser preparado durante a turnê europeia do grupo em 2013. Lá, Rizzo e Vaccari compuseram o primeiro tema, "Nachtigall", homenageando o pássaro que não os deixava dormir e que invariavelmente cantava às 03h30min da madrugada. Neste tema, o solista é o passarinho, gravado ao vivo numa das noites insones. A segunda preciosa contribuição veio de Maia, com o "Vanerão de Gibão", que compôs na França minutos antes de entrar no palco.  

A nova produção inclui um “presentão” de Geraldo Flach: a milonga "Não vou desistir de ser feliz" enriquece o disco com um belo improviso do pianista morto em 2011 e que deu uma imensa contribuição à música gaúcha. Também figura neste trabalho a participação do mestre trombonista Raul de Souza em dois temas, dando toque mágico ao novo álbum.

A tracklist ainda conta com a inustida presença da “Dança Húngara nº 1” de Johannes Brahms, numa colaboração erudita do trombonista Julio Rizzo. Em 2015, na Alemanha, o Quartchêto experimentou pela primeira vez tocar a versão desta valsa, que acabou sendo um dos pontos altos do show. 

Correio do Povo