person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quartetto d’Archi della Scala se apresenta nesta segunda em Porto Alegre

Grupo italiano é conhecido por excelência técnica e musical

Grupo faz apresentação somente hoje, às 21h, no TSP | Foto: Amusart/ Divulgação/ CP
O Quartetto d’Archi della Scala faz única apresentação nesta segunda-feira, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº), em Porto Alegre. Formado por Francesco Manara (violino), Pierangelo Negri (violino), Simonide Braconi (viola) e Massimo Polidori (violoncelo), o grupo italiano é conhecido por sua rara excelência, técnica e musical. A beleza da sua sonoridade e os preciosos cantabiles, próprios de quem tem grande familiaridade com o mundo da ópera, faz deles um quarteto para se escutar com alegria e prazer.

No roteiro musical estão obras de Giuseppe Verdi — “Quarteto em Mi Menor” — e de Ludiwig van Beethoven — “Grosse Fugue Op. 133”. A segunda parte será para ouvir de Maurice Ravel, o “Quarteto em Fá”.

A primeira formação do Quartetto d’Archi della Scala é histórica e remonta a 1953, quando seus artistas sentiram a necessidade de seguir o exemplo das melhores orquestras do mundo e trabalhar no desenvolvimento de um importante projeto de música de câmara. No curso das décadas seguintes, o conjunto foi o protagonista de importantes eventos e gravações.

Em 2001, após uma pausa de alguns anos, quatro jovens músicos, vencedores de concursos internacionais e líderes de naipes da Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão, decidiram dar uma nova vida a essa formação de prestígio.

O quarteto gravou através de importantes selos e é frequentemente convidado a apresentar-se nos festivais de música de câmara mais importantes da Itália, além de outros países como Brasil, Peru, Argentina, Uruguai, Japão, Estados Unidos, Croácia, Alemanha, França e Espanha. Eles colaboraram com pianistas como Bruno Canino, Jeffrey Swann, Angela Hewitt, Paul Restani e Bruno Campanella, além do flautista E. Pahud e do tenor José Carreras. Em 2012, na sequência da sua turnê pela América do Sul, receberam o prêmio dos críticos de Melhor Grupo de Câmara Estrangeiro. Ingressos no teatro ou pela telentrega: 3231-4142.

Correio do Povo