person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Remanso é o novo instituto cultural de Porto Alegre

Com abertura, nos dias 9 e 10 de março, o espaço é voltado à cultura e às artes visuais, com espaço para exposições, mostras e cursos

| Foto: Antonio Mariano / Divulgação / CP

O novo espaço cultural de Porto Alegre leva o nome de ‘Remanso’ (Rua Santo Antônio, 366) e buscará ampliar o acesso à cultura e às artes visuais na cidade, além de fomentar a produção de artistas em início de trajetória. Para marcar a inauguração do Remanso, será realizada uma semana com atividades gratuitas e abertas ao público, de 9 a 15 de março.

Remanso também oferecerá concessão gratuita de ateliês para artistas, bolsas, residências artísticas, e receberá exposições, mostras, cursos e atividades educativas na área das artes e humanidades.

A ideia do espaço começou a ser gestada pelos artistas Guilherme Leon Berno de Jesus e Karina Nery, que se conheceram no Instituto de Artes da Ufrgs. Eles pensaram em ter um espaço onde as pessoas tivessem ateliês gratuitos para trabalhar. "É muito difícil para um artista em início de carreira conseguir pagar um ateliê para produzir, se ele ainda não tem renda", explica o trio. Depois, Guilherme Mautone, doutor em filosofia pela Ufrgs, pesquisador e crítico de arte, se uniu à equipe.

Casarão Remanso

O local escolhido foi um casarão dos anos de 1930, na Rua Santo Antônio. Há um amplo jardim no pátio dos fundos que ficará sempre aberto para a vizinhança e a comunidade, convidando pessoas para sentar, relaxar, conversar e trabalhar.

Remanso também oferecerá concessão gratuita de ateliês para artistas, bolsas, residências artísticas, e receberá exposições, mostras, cursos e atividades educativas na área das artes e humanidades. Para mais informações confira o site do espaço.

Confira a programação da Semana de Abertura:
Dias 9 e 10 de março, sábado e domingo

Feira Garganta: das 14h às 20h, com produções autorais em diversas formas de expressão, como fotografia, gravura, cerâmica, ilustração, desenho, pintura e livros experimentais. Presença de 41 expositores

Dia 9, sábado, às 18h30 - Jessie Jazz traz seu show solo de guitarra e voz, apresentando canções próprias com influências de jazz, soul e música black. Gratuito.

Domingo, dia 10, às 16h30 - bate-papo Narrativas em cruzo: processos de escrita de Lilian Rocha, Michele Zgiet e Anderson Coelho. Mediação de Wagner Mello. Gratuito.

Dias 11 e 12 de março
18h – Artes Visuais & Espaços Independentes - Participarãoes de Elida Tessler, Lilian Maus, Adauany Zimovski, Leandro Machado, Estevão da Fontoura, Silvana Rodrigues, Diego Groisman.
Dias 13 e 14 de março
Das 10h às 20h – Canteiro de Obras - Minimostra de arte contemporânea
Dia 15 de março
19h – Mão de Obra? - Abertura de exposição. Curadoria de Izis Abreu & Guilherme Mautone

Correio do Povo