person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Revelações fotográficas da natureza no IA/Ufrgs

A exposição individual de Mariana Wartchow abre para visitação nesta segunda-feira no Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes

Mariana une técnicas de fotografia e peças de cerâmica para tratar da natureza | Foto: Mariana Wartchow / Divulgação / CP

A exposição “Revelações da Natureza”, com obras da artista Mariana Wartchow, aluna do Departamento de Artes Visuais do Instituto de da Ufrgs abre nesta segunda-feira no Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248), no Centro Histórico da Capital. 

Mariana Wartchow une em sua criação técnicas de fotografia e peças de cerâmica para tratar da natureza. Para ela, somos parte da natureza, mesmo às vezes esquecendo disto – ao se voltar o olhar e os demais sentidos para sutilezas e qualidades desta, temos a chance de recuperar uma memória profunda e ancestral, muito bem representada por objetos cerâmicos, que acompanham a história humana na Terra.

A mostra individual apresenta trabalhos em Antotipia (impressão efêmera com materiais fotossensíveis de plantas) sobre papel algodão e uma instalação com peças de cerâmica, na qual foi aplicada a cianotipia (impressão fotográfica com sais de ferro que azulam com a luz). Os dois processos fotográficos antigos, aplicados em materiais distintos, revelam imagens da natureza, fonte de inspiração e matéria-prima para as emulsões. No momento em que são expostas à luz, as Antotipias sofrem a ação deste agente que provoca o apagamento da imagem. Como tudo que é vivo, as imagens das obras estão em transformação constante.

Com a chegada da pandemia a exposição precisou ser adiada, mas as Antotipias, mesmo que guardadas e protegidas da luz, seguiram sofrendo a ação do tempo e se modificaram. Algumas se apagaram quase que completamente, enquanto outras permanecem mais evidentes.A visitação pode ser feita de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 20h30min, até o dia 5 de agosto.

 

Arte & Agenda