person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Revitalização da Praça da Matriz deve ficar pronta em 2021

Em Porto Alegre, as obras estão previstas para durar oito meses

Praça receberá requalificação de 6 mil metros quadrados em oito meses | Foto: Alex Rocha / PMPA / CP

Um dos cartões-postais da Capital gaúcha, a Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, será revitalizada pela Prefeitura de Porto Alegre. Serão investidos R$ 2.568.998, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), via Caixa Econômica Federal. O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou a ordem de início na segunda-feira, 15 de junho, e a expectativa é de que os trabalhos possam começar nos próximos dias. 

“Para entregar uma Porto Alegre mais bonita para a população quando houver a plena retomada das atividades sociais e econômicas, mantemos obras e serviços importantes que não impactam o Tesouro Municipal, como é o caso da Praça da Matriz”, afirma. O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, conta que o uso de verbas do PAC, por intermédio do Iphan, é porque a Praça da Matriz é tombada em nível federal. “É um dos espaços mais emblemáticos da nossa cidade, onde se concentram as representações de religiosidade, poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e um dos templos da cultura de Porto Alegre”, diz. 

Estão previstos serviços de requalificação de mais de 6 mil metros quadrados, com renovação de pavimentação, restauração das luminárias e complementação com luminárias contemporâneas, recuperação e complementação de mobiliário urbano, renovação das redes de energia elétrica e implantação de novo projeto paisagístico. A previsão de execução da obra é de oito meses.

A planta foi elaborada pela RS Projetos, contratada por licitação em 2015, e o planejamento de paisagismo é da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade. Entre 2017 e 2018, foram restaurados o Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada. Foram investidos R$ 1,105 milhão na substituição de materiais degradados, limpeza, reboco, pintura e instalações elétricas nas luminárias.

O artífice francês Antoine Amarger e a especialista em granitos argentina Alejandra Rubinich realizaram o trabalho com coordenação da engenheira metalúrgica Virginia Costa.

Correio do Povo