person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rio Grande do Sul marca presença no Festival Curta Cinema com cinco produções

Gaúchos estão representados na categoria principal com “Pastrana” e “Zagêro”, em festival, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 24 de abril

| Foto: Lvia Pascoal / Divulgação / CP

O Festival Curta Cinema chega em sua 33ª edição no mês de abril. Com um recorde de mais de 4.500 filmes inscritos, foram selecionados mais de 130 curtas-metragens de 32 países, consagrados em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim, além de obras mundialmente inéditas, que farão sua estreia no festival. Entre os escolhidos, o Rio Grande do Sul aparece com duas produções: “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta e “Zagêro”, de Victor Di Marco e Marcio Picoli. A exibição gratuita acontece no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 24 de abril.

As duplas gaúchas concorrem na principal categoria do evento, a Mostra Competitiva Nacional. “Pastrana” segue a skatista de downhill Melissa, que busca construir uma homenagem para seu amigo falecido Pastrana. O curta é baseado no documentário de mesmo nome do duo e marca a estreia de Melissa na direção. “Zagêro” acompanha uma equipe composta por pessoas com deficiência.

Além disso, o estado também aparece no Panorama Primeiros Quadros, com “O Tempo”, de Ellen Corrêa. A lista tem como objetivo exibir os primeiros filmes de jovens cineastas brasileiros. O curta tem como protagonista Rodrigo, um jovem negro que mora com a mãe em um bairro central de Porto Alegre, que em uma noite chuvosa, em meio a uma crise de ansiedade, faz uma ação que muda todo contexto da relação com sua mãe. O festival também conta com o programa Interzona Midnight, inteiramente focado na nova safra de filmes de terror brasileiros. Neste segmento, o Rio Grande do

Sul tem três curtas concorrentes. Sendo eles: “Amor Irreal”, de Lucas Reis; “Olho Ruim”, de Nicolas Lobato, e “Pecã”, de Aline Gutierres.

Curta Cinema 2024

Esta edição do Curta Cinema também contará com o Prêmio Canal Brasil de Curtas que, desde 1998 é realizado nos principais festivais de cinema do país, com júris compostos por jornalistas e críticos de cinema de todo o Brasil. Os jurados escolhem o melhor curta em competição, que recebe R$15 mil e é exibido na programação do canal.

O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr.

O Itaú Unibanco patrocina o Festival Curta Cinema - 33a edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Curta Cinema também tem o apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do edital de apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual.

Correio do Povo