person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Roman Polanski ganha César de melhor diretor

"The Ghost Writer" foi concluído quando cineasta estava em prisão domiciliar na Suíça

Joann Sfar agradece ao receber o prêmio mais cobiçado da noite, o César de melhor primeiro filme, com "Gainsbourg, vie héroïque" | Foto: Bertrand Guay / AFP / CP
O cineasta franco-polonês Roman Polanski, de 77 anos, recebeu esta sexta-feira o César de melhor diretor por seu filme, "The Ghost Writer", cuja montagem foi concluída enquanto ele estava em prisão domiciliar na Suíça. O César de melhor filme foi para "Des Hommes et Dieux", de Xavier Beauvois, que conta os últimos meses de vida de monges assassinados na Argélia em 1996. O filme era considerado o grande favorito da noite, com 11 indicações.

O prêmio de melhor filme estrangeiro foi para "A Rede Social", do diretor americano David Fincher, que conta a história da origem da rede social Facebook Grande vencedor do Globo de Ouro, "A Rede Social" também está indicado ao Oscar, cuja cerimônia de entrega será na noite de domingo.

A 36ª cerimônia dos prêmios César, o Oscar do cinema francês, começou na noite desta sexta-feira no parisiense Teatro Châtelet, com uma homenagem à atriz americana Olivia de Havilland, de 94 anos. A sala inteira ficou de pé para saudar a inesquecível intérprete de "E o Vento Levou...", ganhadora de dois Oscar.

A festa, da qual participam centenas de profissionais do cinema francês, também presta homenagem ao diretor americano Quentin Tarantino, que receberá um César de honra das mãos de Diane Kruger e Christoph Waltz, intérpretes de "Bastardos Inglórios".

O primeiro prêmio da noite, apresentado pela atriz americana Jodie Foster - que se dirigiu à plateia em um francês perfeito - foi atribuído ao filme "Gainsbourg, vie héroïque", de Joann Sfar, que ganhou o César na categoria melhor primeiro filme. O jovem diretor recebeu o prêmio das mãos de Polanski.

No ano passado, "Um profeta", relato carcerário intenso de Jacques Audiard, foi o grande vencedor da noite, com nove César, inclusive de melhor filme e direção.

Veja o trailer de The Gost Writer:


Bookmark and Share

AFP