person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Romy Pocztaruk expõe “Panorama Zero” na Galeria Bolsa de Arte

Individual reúne obras em fotografia e desenho, que tematizam as relações travadas entre cultura, natureza, humanidade e tecnologia

Exposição da premiada artista reúne obras de períodos distintos de sua carreira. | Foto: ROMY POCZTARUK / DIVULGAÇÃO / CP

A galeria Bolsa de Arte (Visconde do Rio Branco, 365) abre neste sábado, das 11h às 16h, “Panorama Zero” de Romy  Pocztaruk, com texto crítico do curador e pesquisador Bernardo José de Souza. Em sua primeira individual no espaço, a artista reúne trabalhos de períodos distintos de sua carreira, que podem ser conferidos até 8 de outubro, de segundas a sextas, das 10h às 18h e sábados, das 10h às 13h30min. 

Algumas obras ecoam a prática fotográfica e a realização cinematográfica de anos recentes, enquanto outras vão mesmo alcançar a produção atual, no ano de 2022, quando ela processa um movimento pictórico que abandona de todo a imagem fotográfica para avançar sobre o desenho em papel. Em comum, o conjunto de trabalhos nesta mostra versa sobre as relações travadas entre cultura, natureza, humanidade e tecnologia — temas tão caros a Pocztaruk quanto ao debate político que ora se impõe sobre a realidade imediata, cujas feições se veem forçosamente reconfiguradas à luz dos sucessivos desastres experimentados pela humanidade em tempos atuais ou mesmo remotos.

Segundo o curador, “Panorama Zero, uma mostra retrospectiva de Romy Pocztaruk, trata de embaralhar temporalidades a fim de conformar um plano discursivo que, embora derive da era contemporânea, se estabelece como diálogo especular entre passado, presente e futuro; um espelha o outro, em sucessivos movimentos de criação e destruição: pulsões de vida e de morte sobrepondo-se ao sabor da aventura humana.” 

Diversas vezes premiado, o trabalho da artista está presente em coleções como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna São Paulo e Museu de Arte do Rio. Romy participou da 31ª Bienal de São Paulo, de duas edições da Bienal do Mercosul e do 35ª Panorama da Arte Brasileira. 

 

 

 

 

Correio do Povo