person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Saving Christmas" ganha Framboesa de Ouro de pior filme

Filme recebeu os prêmios de pior filme, ator, roteiro e também a categoria combo

Longa foi destaque na premiação dos piores do cinema | Foto: Divulgação / CP
Enquanto todos os astros sonham estar na festa do Oscar, na noite deste domingo, praticamente nenhum se aventurou a participar do Framboesa de Ouro, divertido prêmio que aponta justamente o contrário, ou seja, aqueles filmes inqualificáveis de tão ruim e as interpretações  mais desastrosas.

Neste ano, o grande vencedor da premiação foi o ator Kirk Cameron e seu longa "Saving Christmas", que recebeu quatro estatuetas: pior filme, ator, roteiro e, ainda, a estranha categoria combo, que une mais de um aspecto - no caso, o prêmio foi pela combinação de Cameron e seu ego incontrolável.

"Há 35 anos fazemos essa festa como contraponto ao Oscar", conta John Wilson, um dos fundadores do Framboesa. "Afinal, o Oscar precisa de um opositor e, a cada ano, são produzidos cada vez mais filmes horríveis, candidatos ao Framboesa." Se antes ocupava uma sala pequena, agora o prêmio é realizado em um teatro de médio porte, o The Montalbán, no coração de Hollywood. E, pela primeira vez, foram cobrados ingressos. "Vendemos praticamente todos os bilhetes", orgulhou-se Wilson.

A cerimônia, em diversos momentos, assemelha-se à uma festa de amadores, seja pelos figurinos de gosto duvidoso, seja pelo tom exagerado de brincadeira, o que se adequa à qualidade dos filmes concorrentes. Mas há momentos extremamente criativos - ao encenar o clipe de um dos candidatos a pior filme, "Transformers 4", por exemplo, um grupo de atores recriou a gravação de uma cena: enquanto um ator interpretava o cineasta Michael Bay (aliás, eleito o pior diretor do ano) e sua sanha cada vez maior por cenas de explosão, outros, vestidos de vermelho e com estrelas grudadas nas mãos, agitavam o corpo a cada tiro, simulando uma explosão.

AE