person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sebastião Salgado recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Esposa do fotógrafo também foi condecorada com Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal

Esposa do fotógrafo também foi condecorada com Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal | Foto: Leonardo Contursi/Câmara dos Vereadores/Divulgação CP
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou, nesta sexta-feira, o título de Cidadão de Porto Alegre ao fotojornalista Sebastião Ribeiro Salgado Júnior e o Diploma de Honra ao Mérito a Lélia Salgado, esposa do fotógrafo. As homenagens foram propostas pela vereadora Sofia Cavedon (PT). Sofia parabenizou Sebastião Salgado e Lélia e lembrou do histórico militante político e ambiental do casal. Ela afirmou, ainda, ser uma honra reconhecer o trabalho de Lélia no mês das mulheres. Durante as falas, os homenageados lembraram da importância de suas lutas ambientais e sociais. “Temos preocupação com o futuro do planeta e da humanidade”, falou Lélia.

O fotógrafo lembrou das conquistas históricas do Rio Grande do Sul e do crescimento que o Estado teve nos últimos anos. “Ter o nosso nome ligado a Porto Alegre é muito importante”, afirmou. Sebastião ainda contou sobre seu próximo trabalho, envolvendo as populações indígenas brasileiras, e reivindicou a proteção das terras dos índios do país. “Quero, com o meu trabalho fotográfico, homenagear essas populações”, salientou.

Sebastião Salgado tornou-se fotojornalista em 1973, após fazer sua primeira sessão de fotos em viagem à África com a esposa. O fotógrafo também estudou Economia na Universidade de São Paulo (USP) e fez seu doutorado na área em 1969, na França, país onde recebeu asilo político durante a ditadura. Sebastião é conhecido por seus trabalhos de cunho social, tendo publicado livros como Outras Américas – que retrata a pobreza do continente Americano – e Trabalhadores Rurais - resultado de uma documentação do trabalho manual em todo o mundo. O seu trabalho mais atual, Gênesis, está em exposição até 12 de maio na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.


Bookmark and Share

Correio do Povo