person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Selo postal marca os 100 anos da obra “Ulysses”

Mapa de Dublin inspirou o design

Selo comemorativo tem as cores da bandeira da Irlanda | Foto: Daniel Effi / Divulgação / CP

Os Correios lançaram, na quinta-feira, 16 de junho, a Emissão Postal Comemorativa “Série Relações Diplomáticas: Brasil – Irlanda – Centenário da primeira publicação da obra Ulysses". O lançamento ocorreu em evento na residência oficial do embaixador em Brasília (DF), Sr. Seán Hoy, que recepcionou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, o cônsul geral da Irlanda, Eoin Bennis, entre outros convidados e autoridades.

A data escolhida, conhecida internacionalmente como “Bloomsday", homenageia o protagonista do romance modernista “Ulysses”, que completa 100 anos de leituras e discussões. Em suas quase 900 páginas, o escritor irlandês James Joyce retrata a saga de Leopold Bloom por diversos pontos de Dublin, capital irlandesa, no dia 16 de junho de 1904.

Inspirada em episódios da “Odisséia” de Homero, o texto marcou o modernismo literário com seu humor irreverente, uso da técnica de “fluxo-de- consciência” e mudanças de estilos. Não por acaso, o livro se consagrou como uma das mais relevantes composições em prosa de língua inglesa de todos os tempos e uma das mais importantes obras do século XX. O centenário da publicação coincide, também, com o nascimento do Estado Irlandês independente - que ocorreu após a transferência simbólica de poder do Governo Britânico para a Irlanda, em 16 de janeiro de 1922, duas semanas antes da publicação do romance -, e com o bicentenário de independência do Brasil.

Além disso, as duas nações também compartilham outros vínculos históricos relevantes, como o casamento entre a irlandesa Narcisa Emília O' Leary e José Bonifácio de Andrada, um dos fundadores de independência brasileira; a visita de Dom Pedro II à Irlanda em 1877; o trabalho do irlandês Roger Casement, que fez campanha pelos direitos das comunidades indígenas na região Amazônica; e a dedicação de décadas de missionários irlandeses, que continuam servindo e apoiando comunidades em todo o Brasil.

Conforme informação dada pelos Correios, a arte do selo foi criada pelo designer Daniel Effi. Ao fundo, está uma referência ao mapa de Dublin, com as localidades onde ocorrem os episódios da obra de James Joyce. Em jogo tipográfico, o selo em verde e laranja - cores da bandeira da Irlanda - destaca a expressão "Ulysses 100 Anos" e os dizeres "Yes", última palavra do romance. Com tiragem de 64 mil selos e valor facial de R$ 2,60 cada, esta emissão está à venda nas principais agências do Brasil.

Correio do Povo