person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Solar Negro leva cultura e empreendedorismo a casarão histórico da Capital

Projeto propõe levar ancestralidade negra para antiga residência do Conte de Porto Alegre

Projeto propõe levar ancestralidade negra para antiga residência do Conte de Porto Alegre | Foto: Marina Kerber / Divulgação / CP

O antigo casarão que serviu de residência a Manoel Marques de Souza, conhecido como Conte de Porto Alegre, será ocupado pela ancestralidade negra no dia 8 de dezembro, domingo, a partir das 16h. O prédio situado na esquina da rua Riachuelo com a rua General Canabarro receberá a primeira edição do evento Solar Negro, que reunirá empreendedorismo, show de humor, roda de samba e capoeira, entre outras ações. Atualmente, o local serve de sede para o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e ao Grupo Cerco, em parceria com a Instituição.

A proposta do projeto Solar Negro é abrir a portas do imóvel – que abrigou um dos principais símbolos da Revolução Farroupilha pelo Império – e ocupá-lo com pessoas, trabalhos e símbolos da representatividade negra. A programação do evento prevê Feira Solar Negro com design, moda, artes, bebida e culinária; Roda de Capoeira Angola e Samba de Roda com a Áfricanamente Escola de Capoeira Angola; Show de Humor com o grupo Humor Negro Night Show; e apresentação do coletivo Poetas Vivos. O evento é aberto ao público, com opção de contribuição espontânea. Solar Negro é idealizado por Marina Kerber juntamente com a organização de Samy Silva e Vanessa Rodrigues. 

Correio do Povo