person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Teatro Bruno Kiefer traz o espetáculo "O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo II"

Última apresentação neste domingo, às 20h; Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla

Ádams é Ricardo III, um dos personagens mais celebrados de William Shakespeare | Foto: Alisson Haguiar Phernandes / Divulgação / CP

O espetáculo "O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo II" faz a sua última apresentação no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre) neste domingo, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla

O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III reverencia William Shakespeare em um de seus textos mais conhecidos, Ricardo III, ao mesmo tempo em que marca a volta de Luciano Alabarse como diretor teatral – ele assina a direção do espetáculo que conta com as elogiadas atuações de Marcelo Ádams e de Margarida Peixoto. 

Sobre o retorno do espetáculo, assim falou Alabarse: “O entusiasmo com a nova temporada é imenso. "Nosso Ricardo III" é uma peça que, atemporal, fala para o aqui e o agora, Porto Alegre, Brasil, Mundo inteiro. O poder e seus tentáculos, os discursos que não disfarçam a ganância e a prepotência”. Segundo o diretor, “O inverno do nosso descontentamento” é a reunião de pessoas de teatro que têm dedicação ao seu ofício e que se entregaram ao espetáculo”.

Trechos de outras peças de Shakespeare se impuseram à montagem; discussões e leituras sobre os teatros de Bertolt Brecht, Heiner Müller e Angélica Liddell – fontes de inspiração e estudos que guiaram as escolhas (a fragmentação épica de cenas que se sucedem rapidamente, a desconstrução de obras clássicas da literatura ocidental, a ferocidade da linguagem cênica, a performatividade das atuações), citações presidenciais e fatos da política brasileira, tudo foi passando por depuração e contribuições pessoais – até chegar a uma dramaturgia adequada ao propósito. O espetáculo é fruto dessas escolhas. Segundo Alabarse, todo o grupo é autor e coautor do resultado final.

A montagem fez sua estreia em janeiro, na 23ª edição do Porto Verão Alegre, e, na sequência, realizou apresentações no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em março; no Theatro São Pedro, em abril, e na programação do 16º Festival Palco Giratório, em maio. Em julho, cumpriu temporada no Teatro Renascença.

Correio do Povo