person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tiff reverencia Godard e expõe Spielberg e o mundo

O Toronto International Film segue até domingo, dia 18

A capital cultural do Canadá entra nesta quarta-feira, dia 14, no sétimo dia de sua 47ª edição, apontando algumas das produções que devem figurar na lista dos filmes que concorrem ao Oscar | Foto: Marcos Santuario / Especial CP

Da presença do mundial Steven Spielberg aos estreantes atores de qualquer outra parte do mundo, o Toronto International Film Festival (Tiff) abriu suas janelas cinematográficas de 2022 na última quinta-feira e segue até o domingo, dia 18, com um desfile de produções, celebridades, subcelebridades e imprensa do mundo todo. A capital cultural do Canadá entra nesta quarta-feira, dia 14, no sétimo dia de sua 47ª edição, apontando algumas das produções que devem figurar na lista dos filmes que concorrem ao Oscar 2023.

A terça-feira, dia 13,  foi marcada também pela comoção no meio, sentida aqui também no Tiff, com a morte de um dos ícones do cinema mundial, Jean-Luc Godard, que movimentou sentimentos pelos quatro cantos do mundo cinematográfico. E para mostrar que o Festival Internacional de Toronto aprecia homenagens e lembranças, nesta edição, um dos reverenciados é o diretor Sam Mendes, que tem alguns de seus filmes lembrados e aplaudidos na tela.

Já a participação do próprio Spielberg, que veio lançar seu filme "The Fabelmans”, é uma das vitórias dos organizadores da festa do cinema de Toronto. É que Spielberg é conhecido por não estrear seus filmes em festivais, ao contrário do que está fazendo no Tiff. E as surpresas desta edição do Tiff também apontam a uma territorialidade que inclui filmes das mais diferentes partes do mundo.

Brasil no Tiff 2022

O Brasil está presente, por exemplo, com Adirley Queirós em novo projeto, e também com o talento da Maeve Jinkings, que  veio fortalecer os laços da culturalidade brasileira com o Tiff, apresentando o longa “Carvão”. Mas a representação brasileira poderia ser maior, tendo em conta a qualidade das produções dos últimos anos. Ainda assim, em meio a tantas exibições e debates, impossível não perceber a presença marcante de alguns dos principais nomes do cinema contemporâneo.

Atores, diretores e filmes

E a lista não é pequena neste Tiff 2022 que retoma a presencialidade total. Tem Harry Style em “The Policeman”; Hugh Jackman com “Sanctuary”; Peter Farrelly em “The Greatest Beer Run Ever”; além de Eddie Redmayne; Daniel Chazelle; Darren Aronofsky; Kare Bakinsale; Cate Blanchett; Olívia Colman; Brian Cox; Daniel Craig; Paul Dano e Viola Davis, para citar alguns.

Aliás, a estrela de “Mulher Rei” encanta o público do Tiff com simpatia e empatia, além do talento demonstrado em sua versatilidade artística nas telas. E logo Viola Davis e seu novo filme serão visto também no Brasil, mostrando o vigor desta atriz multifacetada.

 

 

Marcos Santuario