person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Três mestres do cinema serão homenageados em Cannes

Festival de cinema ocorre de 13 a 24 de maio na França

Seleção oficial inclui filme Mi Madre de Nanni Moretti | Foto: Alberto Novelli / Divulgação / CP
Três mestres do cinema, Orson Welles (cujo centenário foi comemorado no último dia 6), Manuel de Oliveira (falecido este ano) e Constantin Costa-Gavras (que terá um de seus filmes mais famosos, “Z”, exibido em nova cópia), serão homenageados este ano em Cannes, que realiza seu novo festival de cinema de 13 a 24 deste mês. A atriz Ingrid Bergman é outra a receber homenagens. Seu lendário sorriso brilha nos cartazes do evento e ela também é o tema do documentário inédito “Ingrid Bergman in Her Own Words”, de Stig Björkman.

Cannes 2015 promete duas grandes polêmicas: o novo filme de Gaspar Noë, “Love” (cujo cartaz promete confusão), sobre um triângulo amoroso, narrado (como “Amnésia”) de trás para frente dividido entre o bem e o mal por conta de um jogo de poder. Na área de não ficção, “Amy”, documentário sobre Amy Winehouse, estreia sob a fúria da família da cantora que alega que a obra é “enganosa e contém inverdades básicas”.

A seleção oficial (o Brasil ficou de fora), com as 19 fitas que concorrem à Palma de Ouro, inclui os mais recentes títulos de cineastas como Nanni Moretti (“Mia Madre”), Jacques Audiard (“Dheepan”), Michel Franco (“Chronic”), Guillaume Nicloux (“É la Vallée de l’Amour”), Denis Villeneuve (“Sicario”), Jia Zhangke (“Ele Gu Shan Ren”), Maïween (“Meu Rei”), Gaspar Noë (“Love”) e uma tabelinha entre os diretores italianos Nanni Moretti e Paolo Sorrentino (“Juventude”).

Tim Roth tem expressiva interpretação (como um enfermeiro que ajuda pacientes em estado terminal a morrer) em “Chronic”, do mexicano Michel Franco. Gerard Depardieu e Isabelle Huppert dividem o estrelato em “O Vale do Amor”, de Nicloux. Margherita Buy, como uma diretora que está preparando uma produção a ser estrelada por um astro norte-americano, estrela “Mia Madre”; e Benicio del Toro lidera o elenco de “Sicario”.

Assista ao trailer de "Mia Madre":



Correio do Povo