person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Troféu Jacarandá será entregue hoje no Espaço Cultural do Correio do Povo

Segunda edição do evento homenageia quatro categorias literárias

Troféu Jacarandá é uma parceria do Correio do Povo com a Câmara Rio-Grandense do Livro | Foto: Mauro Schaefer

No início da noite desta quarta-feira, em uma cerimônia para convidados no Espaço Cultural Correio do Povo (Rua dos Andradas esquina com a rua Caldas Júnior), livreiros e editores, personagens principais da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, recebem o Troféu Jacarandá. O prêmio, instituído no ano passado em parceria do Correio do Povo com a Câmara Rio-Grandense do Livro, tendo como patrocinadores a Braskem e o Banrisul, homenageia quatro categorias: Geral, Infantil, Internacional e Destaque Especial (entregue a um personagem emblemático do evento).

Os vencedores são conhecidos apenas no momento da entrega do troféu, mas criteriosamente selecionados por uma comissão composta por notáveis da feira. Neste ano, integram a comissão a patrona Marô Barbieri; o coordenador do livro e da literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Sergius Gonzaga; a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois; e a arquiteta especializada em acessibilidade Alda Gislaine Rocha da Silva.

Critérios

Os critérios de avaliação incluem aspectos visuais, condições de acessibilidade, qualidade da oferta de livros, atendimento, promoções de venda e envolvimento com a programação da feira. 

O diretor comercial do Correio do Povo, João Müller, ressalta que em seu lançamento, em 2018, o prêmio trouxe emoção e justiça aos participantes que não medem esforços para que a feira aconteça. Müller diz também que o jornal é um apoiador da festa literária desde seu início, em 1955. “É uma profunda identificação do jornal com a importância cultural da feira, da qual temos orgulho, também, de ser vizinhos”, completou.

Correio do Povo