person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Troféu Oscarito de Léa Garcia será entregue hoje ao seu filho

Cerimônia de entrega para Laura Cardoso será realizada na sexta-feira, dia 18

Atriz morreu de infarto aos 90 anos | Foto: Cleiton Thiele / Agência Pressphoto / Divulgação / CP

A organização do 51º Festival de Cinema de Gramado informou uma mudança no cronograma devido à morte da atriz Léa Garcia. A pedido da família, o troféu Oscarito referente a sua homenagem será entregue na noite desta terça-feira, 15, ao seu filho, Marcelo Garcia. Ele recebe o troféu no palco do Palácio dos Festivais, no início da primeira sessão. Já o trofeu de Laura Cardoso, que também estava programado para hoje, será entregue na sexta-feira, 18, no Palácio dos Festivais.

Léa Garcia possui uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com "Filhas do Vento", "Hoje tem Ragu" e "Acalanto". Ela possuía no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão, e continuava no pleno exercício da profissão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme "Orfeu Negro" que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Neste ano, Léa havia participado do lançamento da biografia "Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia", escrita por Julio Claudio da Silva. Nascida em 11 de março de 1933 no Rio de Janeiro, a atriz teve grande importância ao coroar o espaço de artistas negros na dramaturgia brasileira.

Sua morte foi confirmada na manhã de hoje pelo filho e empresário Marcelo Garcia. Segundo Marcelo, a atriz teria sofrido um infarto.

Correio do Povo