person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Um convite para ser criança de novo

Turnê “Disney On Ice: 100 Anos de Emoção” começa hoje e vai até domingo, no Gigantinho, com onze apresentações

Criado em 1981, o Disney On Ice já levou apresentações para milhares de pessoas ao redor do mundo, com elenco de mais de 15 países | Foto: Disney On Ice / Divulgação / CP

Crianças de todas as idades têm mais uma chance de assistir seus personagens animados preferidos deslizando sobre o gelo. A mais nova turnê do espetáculo Disney On Ice, dessa vez intitulada “Disney On Ice: 100 Anos de Emoção”, começa em terras brasileiras. Onze apresentações acontecem entre hoje e domingo, em diferentes horários, no Ginásio Gigantinho (Av. Padre Cacique, 891, ao lado do estádio Beira-Rio - Praia de Belas, Porto Alegre). A estreia é às 19h30min. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Uhuu.

Marcele Cataldo Pereira e Mario Lobato Castro estão entre os brasileiros da produção. Os patinadores falaram sobre suas histórias, além das expectativas para a nova temporada, em entrevista exclusiva ao Correio do Povo.

Marcele, de 26 anos, é natural do Rio de Janeiro e começou a patinar em rodas aos 6 anos e no gelo aos 14, em um shopping da capital. “Eu coloquei os patins no pé pela primeira vez e falei ‘é isso que eu quero na minha vida’”, conta. Ela queria entrar na companhia desde adolescente, quando assistia aos shows. A aprovação veio em 2022. Agora, ela começa a sua segunda temporada, após a turnê de “Frozen & Encanto”, nos Estados Unidos.

Já Mario estreitou os laços com a equipe do Mickey há mais tempo. Aos 60 anos, o mineiro do município de Luz já está no Disney On Ice por quase metade da sua vida. “Estou há 29 anos na companhia, com dois anos parados pela pandemia. Esse é o meu 27° ano patinando e a minha 16° produção”, explica. Sendo ator profissional no Brasil, ele começou a patinar aos 28, sozinho e sem técnico. Quando se mudou para os Estados Unidos para aprender inglês, assistiu a versão de “A Bela e a Fera” no gelo e se apaixonou. O convite para integrar a equipe chegou no ano seguinte, após audição.

Nesta temporada, o Disney on Ice reúne personagens de diferentes histórias em uma única narrativa, em busca de descobrir a memória preferida do pioneiro Mickey Mouse nesses 100 anos de emoções. Uma das novidades é a incorporação de personagens de Encanto, filme de 2021.

Os dois explicam que a principal mudança dessa montagem é a adoção de apresentadores. Em cada país, dois patinadores que falam o idioma local vão narrar os principais momentos do espetáculo. No Brasil, Mario e Marcele abandonam o figurino dos personagens e interpretam eles mesmos. “A gente vai interagir com os personagens, nós vamos viajar com eles dentro dessas histórias”, relata Mario. “É uma maneira de chegar mais perto do público”.

O retorno da plateia, por sua vez, é universal. Entre crianças fantasiadas e adultos nostálgicos, todos se encantam com as músicas e danças. “É o momento em que todas as pessoas acabam virando crianças e se divertem”, pensa Marcele. “As famílias se reúnem na hora do show, é muito bom levar essas histórias para todas essas pessoas de diferentes idades”. Por 105 minutos, todos estão convidados a serem crianças de novo.

Confira a entrevista completa:

*Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes

Caroline Guarnieri *