person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uma noite com a Rainha dos Baixinhos em Porto Alegre

Xuxa Xou agitou o Gigantinho nesse último sábado na Capital

Xuxa Xou agitou o Gigantinho nesse último sábado na Capital | Foto: Ricardo Giusti

Uma noite de muita emoção e nostalgia marcou esse sábado, 26 de outubro, na Capital Gaúcha. Após 11 anos da última apresentação de Xuxa em Porto Alegre, a Rainha dos Baixinhos fez o Gigantinho chorar, cantar e sorrir com o Xuxa Xou, passando por músicas que marcaram diversas gerações, como “Planeta Xuxa”, “Cinco Patinhos” e “Doce Mel”, a qual foi cantada à capela pelo público.

Xuxa chegou em sua nave acompanhada de Paquitas e Paquitos levando os seus “baixinhos” ao delírio. “Eu perguntei para vocês quem está feliz, mas agora sou eu que respondo: quem está feliz aqui sou eu”, exclamou Xuxa. A Rainha dos Baixinhos fez um resgate musical de sua carreira com diversos figurinos que marcaram suas músicas, trazendo ainda mais lembranças de épocas passadas. Cada detalhe do Xuxa Xou foi pensado com muita atenção e dedicação para os seus fãs, tanto nos figurinos, como em balões voando sob a platéia que animaram crianças e adultos. O show passou por diversos momentos emocionantes, com trocas entre a Rainha e o seu público, como no vídeo que a mostrava desde a sua infância até os dias de hoje, lembrando que os sonhos sempre podem se tornar realidade.

Alan Paz, de 30 anos foi pela primeira vez no show da Xuxa e conseguiu vê-la de pertinho. Com lágrimas nos olhos ele contou que “foram 30 anos da minha vida esperando isso”. “Até agora não estou acreditando. Eu não consegui chorar na hora, estou chorando agora pois não estou sabendo lidar. A primeira vez que eu vi ela, eu já vi ela assim de perto, eu pude encostar nela, beijar ela e dizer que eu a amava. Eu não estou sabendo reorganizar as minhas ideias está tudo muito embaralhado. Se ela soubesse o que ela causa nas pessoas... acho que ela nem tem noção”, declarou emocionado. Alan explicou que a Rainha dos Baixinhos ficou sabendo de seu fã clube e grupo de amigos, e os chamou para conhecê-los. “Foi muito emoção”, concluiu.

Com coro de “Xuxa, eu te amo” a platéia chamava a Rainha dos Baixinhos, que respondia com muito afeto e mostrando orgulho de ser gaúcha, assim brindando o público com suas mais diversas canções, como “Hoje é Dia de Folia”, “Libera Geral”, “Estátua”, “Vem Dançar com O Txutxucão” e muitas outras que animaram os fãs.

Além de fazer o público pular com suas músicas, Xuxa fez um apelo ao amor, a igualdade e a natureza. Para abrir a música “Brincar de Índio”, a cantora e compositora Rita Lee fez uma participação especial no show via vídeo, onde pediu para o público “dizer não à caça”, “salvar a amazônia” e cuidar do nosso meio ambiente. Outro ponto alto do show, foi quando a Rainha dos Baixinhos pediu mais amor, igualdade e principalmente respeito, ressaltando várias frases para reflexão, tais como, “no Brasil, a cada 23 minutos um negro é assassinado”, “a cada 28 horas um homossexual morre de forma de violenta”, entre outras, que receberam apoio e aplausos  do público.

Os bailarinos do Dancing Brasil também marcaram presença no espetáculo, fazendo um show de coreografias que animou ainda mais a platéia. “Agora com o Dancing Brasil eu percebo o quanto sou apaixonada por música”, declarou a cantora.

A Rainha dos Baixinhos sempre trabalhou a inclusão em suas músicas e espetáculos. Um dos exemplos é o “Abecedários da Xuxa”, onde a cantora faz o sinal de libras no decorrer música, para que todos os seus baixinhos possam cantar junto. Bruna Marins, de 37 anos, foi com seus três filhos para o show. O filho do meio, Tomás Marins, de 5 anos, tem paralisia cerebral e se sente acolhido e pertencente com as músicas da Xuxa, podendo partilhar dos mesmos gostos das irmãs. “É muito bom poder trazer o Tomás para o show. Pois, apesar dele ter essas limitações físicas e motoras, ele já consegue se expressar bastante, inclusive com as músicas da Xuxa que ele ama. Ele gosta tanto da trilha sonora antiga, do meu tempo, como da atual. Ele gosta muito!”, declarou a mãe.

Este amor pela Xuxa ultrapassa as fronteiras do nosso país. Beatriz Pecci, de 47 anos, natural do Uruguai, através do grupo Gauchinhos da Xuxa, do Whatsapp, veio para o Brasil rever a Rainha dos Baixinhos. Ela conta que a primeira vez que a viu foi na década de 90 no Uruguai, e que em uma viagem de férias para o Rio de Janeiro visitou a Fundação Xuxa Meneghel e só de estar lá se sentiu muito emocionada. Para ela a Xuxa é “um anjo, um ser de luz” e que a cada ano que passa o amor pela estrela só aumenta cada vez mais.

No final do show, Xuxa encerrou o espetáculo com três músicas emblemáticas: “Arco-Íris”, “Lua de Cristal” e “Ilariê”, e deixou uma mensagem de motivação para todos os seus fãs: “A gente tem que acreditar. Não desista dos sonhos de vocês. Ninguém pode dizer que vocês não são capazes, ninguém. Eu nunca desisti dos meus sonhos, e, hoje, vocês são o meu sonho”.

Carolina Steques