person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança serão conhecidos hoje

Cerimônia ocorre às 20h no Teatro Renascença, em Porto Alegre

Projeto ´V.I.S.T.O´ é o recordista de indicações | Foto: Marcelo Cabrera / Divulgação / CP
Tematizando os musicais da Broadway, como “Cats” e “A Família Adams”, o Prêmio Açorianos de Dança 2013 será entregue nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307), em Porto Alegre, sob a apresentação dos atores Lauro Ramalho e Denis Gosch, que no ano passado deram um tom informal ao evento, em comentários irreverentes e fragmentos de performances hilárias, como “Dirty Dance”. Aldo Gonçalves assina a direção geral da cerimônia, que homenageará o coreógrafo Rony Leal pelos 60 anos que dedicou à dança, em especial ao balé clássico, sendo 20 deles passados em Paris. O melhor da produção de Porto Alegre será consagrado, em toda a sua diversidade, por meio de 21 categorias, premiando em dinheiro as principais: Espetáculo, com R$ 10 mil, e Coreografia, Bailarino e Bailarina, com R$ 2 mil cada. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto que mescla música e vídeo “V.I.S.T.O” é o recordista de indicações, com dez: Espetáculo; Coreografia, Direção, Bailarina e Produção para Roberta De Savian; Figurino; Cenografia; Iluminação; Trilha Sonora; e Destaque em Dança Contemporânea. “Sobre o Armário e a Atividade dos Objetos - Estudo para Natureza-Móvel” e “Manchas Urbanas” concorrem em sete, começando por Espetáculo. A primeira pode levar Coreografia (Bia Diamante e Juliana Rutkowsky); Direção (Bia Diamante); Bailarina (Juliana Rutkowski); Cenografia; Iluminação; e Destaque em Dança Contemporânea. E a outra, Coreografia (Eduardo Severino e outros); Direção (Eduardo Severino), Bailarina (Cibele Sastre); Trilha; Produção; e Projeto de Difusão e Formação em Dança. A seguir vem “Corpo Transduzido”, que disputa Espetáculo, Coreografia e Bailarino (para William Freitas); Iluminação; e Trilha. “Eu Estive Aqui” vem depois, com Espetáculo; Direção (Tânia Baumann); Figurino; Cenografia; Iluminação; e também Produção.

Os Prêmios Destaque são divididos em modalidades. Em Balé Clássico são cinco os candidatos, incluindo Cris Fragoso, pelo Gala Ballet; Elisabeth Santos, pelo Ballet para Todos, realizado na Restinga; e Victoria Milanez, pela formação de alunos e aprimoramento. Dança Folclórica/Étnica tem nos concorrentes o Afrosul/Odomodê, Kadima, Cia. Cadica, CTG Tiaraju e Akin Idòwu. Pelo Flamenco concorrem Sílvia Canarim, pela pesquisa acadêmica na área; Carmen Pretto, pela trajetória; Riatitá, como parceira de companhias; Tablado Andaluz, pelo Baile Flamenco; e Robson Gambarra, como precursor do flamenco em Porto Alegre. Tem ainda Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Dança de Salão, Dança do Ventre e Dança Contemporânea.

Bookmark and Share

Correio do Povo