person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura serão conhecidos hoje em Porto Alegre

Evento será no Teatro Renascença, às 20h

Prêmio Açorianos de Literatura chega em sua 25ª edição | Foto: Maicol Morales / Divulgação / PMPA / CP

Hoje é a grande noite do Livro do Rio Grande do Sul. A Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura realiza o 25° Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil. A cerimônia ocorrerá às 20h, em Porto Alegre, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Os vencedores em cada uma das oito categorias e do Livro do Ano receberão o troféu Açorianos, criado por Xico Stockinger. Um dos principais momentos da noite será o da entrega de prêmios especiais pelo conjunto da obra e relevância do trabalho cultural aos escritores Armindo Trevisan, Carlos Nejar, Donaldo Schüler, Fernando Lucchese, Maria da Glória Bordini e Sérgio da Costa Franco. 

Entre os principais indicados, na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades, o cronista do Correio do Povo e coordenador do Caderno de Sábado, Juremir Machado da Silva, concorre ao prêmio com o seu “Raízes do Conservadorismo Brasileiro” (Civilização Brasileira). Ele está na disputa com “Katia Suman e os Diários Secretos da Rádio Ipanema FM”, de Katia Suman (Besouro Box) e “Quando a Arte Encontra a Moda”, de Laura Ferrazza de Lima (Zouk). 

• Conheça todos os indicados do Prêmio Açorianos de Literatura:

No Conto, os concorrentes são “As Coisas”, Tobias Carvalho (Record), “Cavalos de Cronos”, José Francisco Botelho (Zouk) e “O Sagrado Coração do Homem”, Michel de Oliveira (Moinhos).

Na Crônica, estão no páreo, “Caixa de Guardar Vontades, Emir Rossoni; “Anarquia é Utopia – Faça uma todo dia”, Carlos Gerbase; e “Felicidade é o que Conta”, J. J. Camargo.

Os indicados na Narrativa Longa são “De Espaços Abandonados”, Luisa Geisler; “O Clube dos Jardineiros de Fumaça”, Carol Bensimon; e “Pequeno Espólio do Mal”, Luiz Maurício Azevedo.

Já na de Poema, brigam “Entre uma Praia e Outra”, Ronald Augusto; “Móbile”, Ana Santos; e “Spoilers”, Diego Grando.

Confira a entrevista com Sergius Gonzaga sobre o 25° Prêmio Açorianos de Literatura:

Correio do Povo