person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vinicius de Moraes ganha mostra no Farol Santander Poa

Serão expostos mais de 350 itens, incluindo materiais originais sobre a vida e obra do compositor do clássico da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”

| Foto: Instituto Moreira Salles / Divulgação / CP

O Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028) homenageia Vinicius de Moraes com exposição inédita no Rio Grande do Sul. Serão expostos mais de 350 itens, incluindo materiais originais que abordam diretamente ou têm relação com a vida e obra do compositor de “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”.

A exposição “Vinicius de Moraes – por toda a minha vida”, com abertura no próximo dia 20 de março, contará com estudos originais para confecção dos cartazes de divulgação da peça Orfeu da Conceição, feitos por Carlos Scliar, Luiz Ventura e Djanira da Motta e Silva.

Obras de artistas plásticos amigos de Vinicius, como Portinari, Guignard, Pancetti, Santa Rosa, Dorival Caymmi e Carybé serão exibidas;

Na Linha do Tempo, serão exibidos documentos pessoais do poeta, além de obras produzidas na sua infância e adolescência, como o pequeno jornal “O Mexerico” e o conto “O Corvo”;

Mostra ainda terá uma ala inteiramente dedicada à obra infantil ‘A Arca de Noé’, lançada por Vinicius de Moraes em 1980.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes (1913 – 1980) foi poeta, músico, letrista, diplomata, homem de teatro e imprensa, entre outras atividades. “Vinicius de Moraes cristalizou em suas criações e em sua figura pública uma série de mudanças comportamentais que marcaram a história cotidiana do século XX. Viveu essas transformações libertárias, deu voz a muitas delas e foi um dos principais atores no processo de modernização da cultura e da mentalidade brasileiras. ‘Vinicius de Moraes, Por toda a minha vida’ tenta abarcar as linhas que definem a vida e a obra de Vinicius”; destacam os curadores Eucanaã Ferraz e Helena Severo.

Entre as mais conhecidas e notáveis facetas de Vinicius estão a música e a poesia. O compositor de “Garota de Ipanema” redimensionou as figuras do intelectual e do cancionista. No primeiro caso, tornou-se um de nossos poetas mais importantes; no segundo, revolucionou a música popular, ao lado de Tom Jobim e João Gilberto, quando deram forma às inovações da Bossa Nova.

Correio do Povo