person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Will Smith, Jessica Chastain e Paolo Sorrentino vão compor júri de Cannes

Eles terão de escolher os vencedores do Festival, que acontece entre 17 e 28 de maio

Will Smith, Jessica Chastain e Paolo Sorrentino vão compor júri de Cannes | Foto: Colagem sobre fotos / CP
Os atores americanos Jessica Chastain e Will Smith, o cineasta italiano Paolo Sorrentino e a alemã Maren Aden farão parte do júri do 70º Festival de Cannes, que terá nesta edição uma Palma de Ouro especial, cravejada de diamantes. O anúncio foi feito pelos organizadores do evento, que acontece entre 17 e 28 de maio, no sul da França. As atrizes francesa Agnès Jaoui e chinesa Fan Bingbing, o diretor sul-coreano Park Chan-wook e o compositor francês Gabriel Yared completarão o júri presidido pelo cineasta espanhol Pedro Almodovar.

Ator, produtor e músico, o americano Will Smith, de 48 anos, vencedor de dois prêmios Grammy, indicado duas vezes ao Oscar, participou de filmes como "Independence Day", a trilogia "Homens de Preto" e "Eu sou a lenda". Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014 por "La grande bellezza" ("A Grande Beleza)", o italiano Paolo Sorrentino, de 46 anos, é conhecido de Cannes, onde apresentou sete de seus oito filmes, incluindo "Il Divo", que ganhou o Prêmio do Júri em 2008.

Já a atriz americana Jessica Chastain, de 40 anos, fez filmes como "A Árvore da Vida", de Terrence Malick - que conquistou a Palma de Ouro em Cannes em 2011 -, "A Hora Mais Escura" e "Interestelar". Ao todo, 18 filmes disputarão o prêmio máximo concedido pelo júri, em sua maioria produções europeias. No ano passado, o britânico "Eu, Daniel Blake", foi o vencedor.

O filme brasileiro "Vazio Do Lado de Fora", de Eduardo Brandão Pinto, é um dos quinze competidores da Seleção Cinéfondation do Festival. A produção, com grife da Universidade Federal Fluminense, integra a mostra voltada a curta-metragens produzidos em escolas de cinema, em busca de novos talentos.

AFP e Correio do Povo