person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carregando ...

Dia Nacional da Toninha será festejado em Torres

Evento contará com exposição de uma réplica do mais ameaçado golfinho brasileiro

Pinturas em tela retratarão a espécie e o ambiente onde ela vive | Foto: Arquivo Gemars / CP
Carregando ...

Neste sábado, 1º de outubro, será comemorado o Dia Nacional da Toninha. A data foi escolhida por representar o início do período de nascimentos da espécie. A toninha é o menor e o mais ameaçado golfinho brasileiro e ocorre apenas em águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina. Para celebrar a data no Litoral Norte gaúcho, o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), estará realizando uma exposição ao ar livre, em Torres, que reunirá ciências e artes para divulgar a espécie e valorizar a biodiversidade marinha brasileira. 

Como parte das atrações, estarão expostas uma réplica de toninha em tamanho natural, peças do acervo científico e pinturas em tela retratando a espécie e o ambiente onde ela vive. As pinturas foram produzidas por quatro artistas plásticos gaúchos Lilian Maus, Louise Kanefuku, Jorge Herrmann e Taty Vivian. Na oportunidade, o público poderá também realizar oficinas curtas e atividades interativas, especialmente destinadas ao público infantil, incluindo a montagem de um mosaico sobre a toninha. 

Conforme destacado por Paulo Ott, pesquisador do Gemars e professor da Uergs, a ideia é fazer com que a toninha seja mais conhecida pela população. Apesar de viver próximo à costa e de ser o mais ameaçado dos golfinhos brasileiros, poucas pessoas conhecem a espécie. “Para conservar a biodiversidade, é fundamental estabelecermos vínculos com as espécies em nosso entorno”, complementa Ott. A exposição ocorrerá na sede do Gemars, na rua Saldanha da Gama, 937, em Torres, das 10h às 17h, com entrada gratuita. 

Luciamem Winck