person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Preto no Metal

Projeto reúne fotos de músicos negros atuantes no Heavy Metal gaúcho

Músicos negros que tocam Heavy Metal terão fotos expostas na mostra | Foto: Indy Lopes/ Divulgação/ CP

A Casa Obscura estará recebendo nos dias 23 e 24 deste mês a exposição "Preto No Metal". O projeto é uma reunião de fotografias de músicos negros atuantes no cenário Heavy Metal no Rio Grande do Sul, e tem como idealizadores e responsáveis Indy Lopes, Dênis Lapuente e Lohy Silveira.

O objetivo principal do projeto é proporcionar ao negro uma forma de ter voz ativa no Heavy Metal e, assim, fomentar o seu ingresso nesse cenário, incentivando-o a ter uma carreira na música pesada, seja como músico instrumentista, vocalista ou ainda produtor musical.

Historicamente, a música pesada, nesse projeto representada pelo estilo Heavy Metal, contou com poucos nomes de personalidades negras, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Na região Sul, essa representatividade é ainda menor, por ser uma região de colonização predominantemente europeia.

O projeto surgiu quando a fotógrafa Indy Lopes captou algumas imagens de um músico negro atuante no cenário da música underground em Porto Alegre para compor seu portfólio. Após o ensaio, juntamente com alguns amigos, surgiu a ideia de realizar um ensaio fotográfico somente com músicos negros atuantes na cena Heavy Metal e transformar este material em uma exposição de Artes Visuais.

Essa simples sugestão, inicialmente despretensiosa, deu espaço para vários questionamentos quanto à participação dos negros nesse estilo musical. Permitiu ainda vislumbrar a criação de um projeto cultural com a intenção de enaltecer sua maior participação no mundo da música pesada, proporcionando reflexões e diálogos que levem à sua representatividade.

Diante desta iniciativa, um grupo de amigos profissionais das artes, como da Fotografia, Cinema, Publicidade, Produção Cultural e da Música, formaram o coletivo L.I.V.R.E., que está dando voz ao projeto, elevando o questionamento desta falta de representatividade cultural e étnica no Metal.

O projeto vai gerar um documentário, que contará com o making off do ensaio, entrevistas e relatos dos participantes e equipe técnica e pessoas envolvidas com a música pesada no Rio Grande do Sul. O projeto não tem fins lucrativos e todos os profissionais que fazem parte dele são voluntários.  

Equipe  do Projeto:
Indy Lopes: fotógrafa e idealizadora; Lohy Silveira (banda  Rebaelliun): músico e idealizador; Dênis Lapunte (banda Balde de Sangue): músico; Uillian Vargas: fotógrafo; Diogo Nunes: fotógrafo; entre outros voluntários, professores, vídeo makers, técnicos e etc.

Programa:
* Exposição fotográfica com 60 imagens ampliadas em 30 x 45 e 20x 30;
* Documentário sobre o processo de composição da exposição, além de entrevistas e artigos pertinentes sobre todos os participantes e making off;  
* Canal no Youtube para transmissão do lançamento e também do documentário, além  de outros registros.  
Quando: Casa Obscura, na Rua Garibaldi, 776, em Porto Alegre, a partir das 19h nos dias 23 e 24 de outubro
Evento: https://www.facebook.com/events/518838422242328/

Veja Banda Rebaelliun: https://www.youtube.com/watch?v=VLOt_I9lU3k

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no www.facebook.com/cenarockcp/ e no www.instagram.com/cenarockcp/

Chico Izidro