person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike)

Obra mostra casal ucraniano vivendo os primeiros dias do conflito no país, em 2014

Casal vive em área separatista da Ucrânia em trama transcorrida em 2014 | Foto: Pandora Filmes / Divulgação / CP

Em tempos de Guerra na Ucrânia, o filme "Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike), de Maryna Er Gorbach, explica um pouco o conflito do leste europeu. A trama ocorre em 2014, quando começou de verdade a invasão russa ao país vizinho, que foi obrigado a ceder o território da Crimeia. Aqui, a história se passa na fronteira entre os dois países, na região de Donbas, onde se situa Donetsk. 
Ali vive o casal de ucranianos Irka (Oksana Cherkashyna) e Tolik (Sergey Shadrin). Ela está grávida do primeiro filho, e um dia a casa deles é bombardeada. E logo depois, um avião de voo civil, é abatido na região, matando quase 300 pessoas. E a localidade passa a ser alvo de disputa entre separatistas pró-Rússia e os nacionalistas ucranianos. E Tolik é pressionado por seus amigos pró-Rússia a se juntar a eles, enquanto o irmão de Irka suspeita que o casal esteja traindo o próprio país. Tudo é muito tenso no filme, a violência rola solta, com momentos profundamente desagradáveis - como por exemplo quando Irka começa a sentir as dores do parto. 
"Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike) é um retrato da crueza instalada na região. Evento que parece uma regressão no tempo, com um país invadindo uma nação vizinha e independente. Enfim, os eventos do filme se tornam bastante atuais. 

Trailer: https://youtu.be/Bi9Irj-PMVM

Leia demais posts do blog

Chico Izidro