person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cafeteria e floricultura Ginkgo chega à Cidade Baixa com novidades no cardápio

Marca está entre as oito confirmadas no mix gastronômico do Nova Olaria

| Foto: Cyrela Goldsztein / Divulgação / CP

Quem passa pela Cidade Baixa, em Porto Alegre, agora tem uma nova opção de cafeteria e floricultura para visitar. Trata-se da Ginkgo, que abriu sua primeira unidade no bairro, dentro do Nova Olaria (Gen. Lima e Silva, 776) e promete novidades para o público do local. Após cerca de um mês de funcionamento em soft opening (pré-abertura), a marca inaugura o espaço nesta quinta-feira, às 17h, com diversas atrações.

Já conhecida por sua outra loja na rua Coronel Bordini, a Ginkgo reúne cafés especiais em um ambiente moderno, aconchegante e alinhado à tendência urban jungle, com plantas em toda decoração e à venda. Além dos tradicionais rótulos de cafés, salgados, doces e drinks, o cardápio terá itens diferenciais, pensados exclusivamente para atender ao público da Cidade Baixa. Entre as novidades estão lanches mais rápidos de consumir, combos com sanduíche Farroupilha e disponibilidade de café filtrado durante o dia todo.

O sócio-fundador da Ginkgo, Tiago Valente, destaca que a expectativa é de alcançar um público diferente: “Nossos cafés e nossas plantas são para um público que procura pela qualidade. Tem poucos restaurantes aqui que trabalham com gastronomia de ponta. A gente espera atingir esse nicho que cada vez aumenta mais. Apesar de todo mundo enxergar um público de bares e festas, acho que isso vem mudando bastante na Cidade Baixa.”

Quem chega à nova loja é recebido por um mural realizado pelo artista carioca Rafael Uzai. Reconhecido internacionalmente, ele levou ao interior do café uma pintura autoral com pegada abstrata e orgânica, cores calmas e traços contemporâneos, totalmente alinhados ao conceito do projeto de revitalização do Nova Olaria. 

“Quisemos trazer essa marca de mesclar arte, entretenimento e boas opções gastronômicas também a este empreendimento. Estar neste prédio icônico com uma loja e participar do processo de revitalização e ressignificação do Nova Olaria é uma honra”, salienta Tiago. De acordo com ele, a ideia é expandir a empresa com um trabalho de franquia. “Essa oportunidade foi um pontapé que a gente já vinha buscando”, diz. Além disso, a Ginkgo busca se consolidar no nicho como floricultura para atender apartamentos. 

Variedade gastronômica no Nova Olaria Mall

O novo espaço da Ginkgo se soma à doceria Charlie Brownie e ao plantão de vendas da Cyrela Goldsztein no Nova Olaria, abertos ao público diariamente, das 11h às 20h. O local serve de prévia do que será encontrado no futuro Nova Olaria Mall, a ser operado pelo grupo Mercado Paralelo a partir da sua conclusão e inauguração em 2026. 

Também já confirmaram que farão parte do mix gastronômico as marcas 20BARRA9, Pueblo Casa Mexicana, Complex, Balcone, 4Beer e Gelateria Gianluca Zaffari. A livraria Bamboletras também manifestou interesse em retomar suas atividades no local futuramente.

Além do Nova Olaria Mall, o projeto é composto por prédios residenciais: Nova Olaria Residences e Nova Olaria Studios. O empreendimento com Studios terá 360 unidades e entrada pela Rua Luiz Afonso, 106. Já a torre residencial terá 126 unidades distribuídas em 19 pavimentos com entrada pela Rua Lima e Silva, 736. Os moradores terão acesso interno também ao Nova Olaria Mall localizado na Rua Lima e Silva.


Nova Olaria Mall tem oito marcas confirmadas no mix gastronômico | Foto: Cristiano Auce / Divulgação / CP

Camila Souza